Etanol X Gasolina: como saber qual a melhor opção para o meu carro?

Data da publicação: 22/08/2019

Tags desse post:

Compartilhe:

Carros flex fazem parte do cotidiano brasileiro há 15 anos. Contudo, ainda há dúvidas sobre o uso desses automóveis e seus combustíveis. Saiba quais as vantagens e desvantagens da gasolina e etanol e escolha a melhor opção para sua realidade.

Poluição e meio ambiente

Sendo derivada do petróleo, a gasolina é responsável pela emissão de dióxido de carbono (CO²) na atmosfera.

Entretanto, esta não é a única substância tóxica emitida por automóveis com esse combustível. O escapamento pode soltar poluentes como óxido de nitrogênio (NOx), monóxido de carbono (CO) e hidrocarbonetos não queimados (HC).

Essas substâncias são nocivas à natureza e à saúde humana, podendo provocar doenças respiratórias e cardíacas. AVC, câncer de pulmão, diabetes e até infertilidade também podem ser consequência do ar poluído com essas e outras toxinas.

O etanol, por sua vez, é derivado da cana-de-açúcar, configurando-o como fonte de energia renovável. Dessa forma, adotá-lo como combustível pode ser uma alternativa em relação à gasolina.

Entretanto, apesar do álcool ser menos nocivo ao meio ambiente e a camada de ozônio, ainda há poluição na atmosfera.

O etanol também emite CO², contudo, em menor quantidade que a gasolina. Inclusive, a cana-de-açúcar ajuda a neutralizar um pouco desse gás, absorvendo um pouco da substância dissipada no ar pelo escapamento.

Potência, consumo e preço

Comparando os dois combustíveis, o etanol leva vantagens em relação à potência. Porém, o álcool possui poder calorífico superior à gasolina em 70%. Essa característica é relevante, pois indica maior gasto em litros de combustível.

Se carros com etanol gastam 30% a mais de combustível, isso precisa ser considerado na avaliação dos preços. Para tanto, é adotado um cálculo de comparação dos valores, que consiste em multiplicar por 0,7 o preço da gasolina.

Se o valor for superior ao preço do etanol, a escolha pelo álcool é indicada. Em contrapartida, se a gasolina estiver mais barata, esta apresenta-se como mais vantajosa.

A gasolina tem preços mais elevados, todavia, é importante averiguar se o alto consumo de etanol não é proporcionalmente desvantajoso.

Afinal, qual combustível escolher?

Os dois combustíveis apresentam pontos positivos e negativos no seu uso, e decidir a melhor opção pode ser difícil.

O álcool é considerado vantajoso para quem busca maior desempenho do automóvel. Contudo, isso pode acabar não compensando, pois o carro com esse combustível necessita de abastecimentos mais frequentes.

A gasolina, por sua vez, parece mais desvantajosa por ser mais cara. Todavia, é necessário avaliar o custo-benefício nesse caso. Em alguns casos, o combustível fóssil pode ser uma alternativa mais viável, pois apesar de mais caro, é mais durável.

O ponto em que o etanol apresenta clara vantagem em relação à gasolina é a emissão de poluentes. Ainda que o álcool também polua, é uma fonte de energia renovável. Ademais, o número e percentual de toxinas liberadas na atmosfera é consideravelmente menor.

Encontre um posto ALE

Já decidiu a melhor opção para o seu carro? Pois então, procure o posto ALE mais perto de você e abasteça com o combustível escolhido.

  • Posts Relacionados

  • Tolerância zero para álcool e direção

    ›››
  • Álcool ou gasolina? Posso misturar?

    ›››
  • Perspectivas apontam que o futuro é do álcool

    ›››
  • Álcool – eterna esperança

    ›››