Aproveitei os dois últimos feriados para pôr as leituras em dia, além de The Tipping Point aproveitei para acabar outros dois livros que trouxe do INSEAD :
X-Teams de Deborah Ancona e Henrik Bresman
A Thousand Barrels a Second: The Coming Oil Break Point and the Challenges Facing an Energy Dependent World e Peter Tertzakiane
Além desses li mais um que me foi presenteado pelo meu amigo Astênio :

Como nadar entre os tubarões sem ser comido vivo de Hervey B. Mackay.
Trata-se de um dos best sellers das publicações de negócios, cheio de dicas, histórias e frases de efeito que são bem interessantes. O livro tem um toque de humor que faz a leitura ser mais prazeirosa, algumas frases e trechos que achei legal :
- Não importa quanto vale, mas quanto as pessoas acreditam que vale.
- Conhecer algo sobre o cliente é tão importante quanto saber tudo sobre seu produto.
- Apresente-me a alguém que diga que se fez sozinho e eu lhe mostrarei a venda mais fácil do mundo (tudo que precisa é fazer com que ele acredite que foi idéia dele).
- Falando sobre dar autonomia e valorização dos colaboradores : “É isso que os gerentes devem ser capazes de proporcionar. Motivação. Metas. Recursos. Liderança. Mas sem restrições…”, “Considere aqueles que saíram da sua empresa para alcançar sucesso em negócios próprios. Muito provavelmente, há mais do que dinheiro envolvido. Essas pessoas precisam de espaço para expressar seu próprio estilo. Dê a elas esse espaço, reconhecimento e a apreciação … e nove em cada dez vezes elas não irão embora.”, “Lyndon Johnson proporcionou a justificativa final, embora de caráter negativo, para esse tipo de intra-empreendedorismo, ao descrever seu relacionamento com J.Edgar Hoover : Prefiro tê-lo dentro da barraca, mijando para fora, do que têlo do lado de fora, mijando para dentro.” e por fim um conselho aos empreendedores … “seja como os grandes jóqueis. Todos eles sabem que, para serem os melhores na sela, em geral, é preciso deixar as rédeas soltas. Els dizem que um cavalo nunca sabe que um jóquei desse tipo está sobre ele – a menos que precise dele.”.
- Quando uma pessoa com dinheiro conhece uma pessoa com experiência, a que tem experiência acaba ficando com o dinheiro e a que tem dinheiro acaba ficando com a experiência.
- Não são as pessoas que você demite que fazem de sua vida um inferno, mas sim as que você não demite.
Aconteceu uma coisa engraçada ao ler esse livro. No final do ano vou tirar uns dias de férias e viajarei para um local de belas praias e onde uma das maiores atrações é a prática do mergulho. Meu filho de 8 anos me viu lendo o livro e perguntou :
– Pai ! para que você está lendo esse livro ?
respondi :
– Ora ! para os mergulhos que vamos fazer no final do ano em nossa viagem ! temos que nos precaver !
ele de bate-pronto :
– Nem pensar !! não vou nadar mesmo no meio dos tubarões !!
Até hoje ele está assustado acreditando na lorota ! recomendo a leitura !