7 cuidados importantes com o carro no inverno

Data da publicação: 21/06/2017

Tags desse post:

Compartilhe:

Este inverno não pode virar um pesadelo para você que é motorista! Por isso, confira as nossas sete dicas infalíveis para cuidar do seu veículo no frio e não ficar na mão. 

O inverno chegou e, além de cuidar da nossa saúde, precisamos também prevenir o nosso companheiro sobre rodas das baixas temperaturas. Nessa estação é comum o veículo apresentar problemas ao dar partida, principalmente os carros flex. A bateria também pode perder a forço e o ar-condicionado e a pintura sofrerem um pouco mais. Confira as dicas:

Verifique o reservatório de gasolina

Se você dirige um carro abastecido com etanol, já deve ter percebido que o motor demora um pouco mais para pegar quando está frio. Isso ocorre porque o poder calorífico do etanol é menor do que o da gasolina. É por isso que muitos automóveis flex são equipados com o famoso reservatório de gasolina, localizado próximo ao motor. Esse componente auxilia na partida dos veículos flex e é acionado quando a temperatura está abaixo dos 15 graus, em média. Como raramente faz esse frio por aqui, os cuidados com o reservatório ficam em segundo plano e só damos por sua falta quando realmente é necessário.

O ideal é trocar a gasolina do reservatório uma vez por ano, antes do inverno chegar. Também é recomendado limpá-lo e verificar se a bomba elétrica está com o eixo quebrado. A gasolina “vencida”, além de inútil para o sistema de partida a frio, pode ressecar algumas peças e causar vazamentos. Uma boa dica é usar a gasolina premium, que tem maior durabilidade e mais octanagem.

A bateria não pode te deixar na mão

Com as baixas temperaturas, o óleo lubrificante do motor fica mais viscoso e dilata com mais dificuldade, o que exige um pouco mais da bateria para dar a partida no carro. Todo esse esforço pode fazer com que sua carga se esgote mais rapidamente e aí que o problema surge. Nesses casos, a manutenção preventiva é a melhor saída. Vá a um mecânico de confiança e faça uma vistoria em todos os componentes, principalmente no alternador, para verificar se ele está recarregando a bateria corretamente. Nos dias mais frios, nunca dê a partida com o rádio ou os faróis ligados, e evite ligar e desligar o carro durante um congestionamento.

shutterstock_369625247

Até no frio ar-condicionado faz diferença

Nós sabemos que a última coisa que você quer fazer neste inverno é ligar o ar-condicionado, mas aí vai a dica: ligue o ar por pelo menos 15 minutos uma vez na semana, em média. Além de evitar a proliferação de bactérias, esse simples cuidado faz com que todos os componentes do sistema permaneçam lubrificados, o que reduz o risco de rachaduras e vazamentos nas mangueiras, nos vedadores e nos selos de borracha.

shutterstock_263703032

Preserve a pintura do carro

Quem mora mais ao sul do país, já deve ter escutado falar sobre as geadas nas previsões do tempo e, se bobear, já até pegou alguma por aí. O gelo em si não faz mal algum à pintura do carro, então, basta esperá-lo derreter ou removê-lo com água bem fria. A dica também vale para os veículos parados por muito tempo sob um nevoeiro forte. De qualquer forma, é importante deixar o polimento da pintura em dia para enfrentar o inverno.

shutterstock_334454291

O carro também precisa ser hidratado

A mistura ideal para ser colocada no radiador é composta por 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo à base de etileno glicol. Esta fórmula altera o ponto de ebulição e congelamento da água, o que evita que ela ferva ou congele independentemente da situação climática. Então, nada de colocar só água da torneira no sistema.

Preciso calibrar os pneus de forma diferente?

A dica é manter a mesma calibragem dos pneus durante o inverno, a não ser que o manual do seu carro aconselhe o contrário. O ideal é fazer a calibragem dos pneus quando eles estiverem frios, isto é, pouco rodados ou depois de o carro ter parado por algumas horas. E, lembre-se: calibrá-los corretamente evita o desgaste e melhora o consumo de combustível do veículo.

shutterstock_452913493

Para-brisa precisa ficar sempre limpo

Como são feitas de borracha, as palhetas ressecam com mais facilidade por conta do tempo frio. O ressecamento influencia diretamente na limpeza dos vidros, podendo causar riscos e sujeiras. A troca das palhetas deve ser realizada de três em três meses, normalmente, ou conforme recomendações do fabricante.

Além das palhetas, o reservatório de água também merece uma atenção especial no inverno. A neblina dos tempos frios carrega muita sujeira para o carro, por isso é importante estar com o reservatório de água sempre cheio, de preferência misturado com algum detergente próprio, que auxilia numa limpeza mais eficiente.

shutterstock_450847273

  • Posts Relacionados