ALE

Projeto Ecoboat

A ALE trata as riquezas naturais do Brasil como prioridade. Além de respeito às leis que protegem o meio ambiente, procuramos sempre apoiar iniciativas neste sentido. 

O Ecoboat é uma solução ambiental fundamental e está totalmente integrada aos nossos valores de sustentabilidade e preservação. O projeto inclui barcos, que realizam a limpeza, e a destinação final correta de resíduos flutuantes para receptores licenciados pelos órgãos ambientais.

As lagoas e baías do Rio de Janeiro, infelizmente  se tornaram vítimas da poluição e para contribuir com a mudança desse cenário é preciso esforço e investimento. Atualmente, o Ecoboat coleta cerca de 30 toneladas de resíduos sólidos flutuantes por mês, somente na Baía de Guanabara. O apoio da ALE ao projeto visa despertar a atenção das pessoas para os cuidados com o meio ambiente e reforçar que a atitude de cada um faz a diferença. Colabore para tornar o planeta mais sustentável!

 

Brinquedoteca

Posto da Alegria

Um programa que beneficia crianças e adolescentes em tratamento em hospitais públicos ou filantrópicos. A Brinquedoteca Posto da Alegria é um espaço lúdico, colorido, que reúne brinquedos variados, atividades com jogos, figuras, leitura, TV, DVD e filmes como estímulos positivos na recuperação dos pacientes infantis. Esta é uma iniciativa da ALE em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e com o Governo de Minas Gerais. Motivo de orgulho e satisfação, duas Brinquedotecas Posto da Alegria já foram construídas em Belo Horizonte/MG: uma no Hospital da Baleia e outra no CEPAI (Centro Psíquico da Adolescência e Infância).

Meio Ambiente

Antes de abrir um novo posto, a ALE promove uma criteriosa investigação ambiental e orienta os donos de postos sobre todos os requisitos legais a serem cumpridos para a abertura do novo negócio.

Periodicamente, a ALE também realiza auditoria ambiental em toda a sua rede para identificar fatores de riscos e impactos ambientais. Além de cuidar dos postos, a ALE definiu ações indispensáveis para que todas as suas unidades operacionais entrassem em total conformidade com a legislação ambiental vigente.

Pioneirismo Biodiesel

Na ALE, as questões ambientais sempre foram tratadas como prioridade absoluta e pautam todo o processo de crescimento da empresa.

Como primeira distribuidora do país a comercializar o diesel com 5% de biodiesel, a ALE demonstrou consciência ambiental, responsabilidade social e visão de futuro. Em março de 2005, um posto ALE de Belo Horizonte foi o primeiro e comercializar o produto no Brasil.

Hospital Pequeno Príncipe

(Projeto apoiado em 2014)

Família Participante

O Hospital Pequeno Príncipe localizado em Curitiba/PR é um dos maiores centros de saúde exclusivamente pediátricos do Brasil. 

A instituição também é referência em humanização no Brasil, com ações voltadas a pacientes e seus familiares. A ALE é apoiadora do projeto Família Participante, que viabiliza uma série de ações como oficinas de leitura e de inclusão digital, atendimento psicológico e suporte para familiares que saem do interior ou de outros Estados para acompanhar o tratamento de crianças internadas. O objetivo é manter e fortalecer o vínculo afetivo entre a família e a criança.

Benefícios do programa para criança, famílias e equipes:

Redução do tempo de internação em 50%.
Redução dos índices de infecção hospitalar em 20%.
Extinção dos casos de depressão infantil.
Redução do nível de estresse entre crianças, pais e equipes.

Casa Talento

(Projeto apoiado em 2014)

Palco da Alegria
 

A Casa Talento é uma instituição sediada em Natal/RN que oferece aos jovens e crianças das áreas periféricas desenvolvimento social por meio da música.

A iniciativa, que é apoiada pela ALE, fornece cursos gratuitos de instrumentos a cerca de 200 pessoas e viabiliza o empréstimo deles aos alunos. A instituição também contribui com a inclusão social através da destinação de vagas para alunos deficientes visuais.

 

Projeto Valores de Minas

(Projeto apoiado em 2014)

Palco da Cidadania

O Valores de Minas - Palco da Cidadania é um projeto sociocultural e educativo que realiza o atendimento e a inclusão social de 570 jovens de baixa renda em Belo Horizonte e região metropolitana através de oficina artística, pesquisa, imersão cultural, montagem e apresentação de exposições e espetáculos artísticos. 

 

Livro Para Voar





Comunicado importante!
 

O nosso site Livro para Voar está em manutenção e voltará a funcionar em breve.

Enquanto isso, você pode continuar libertando seus livros em locais públicos. Dessa forma, você estimula a troca gratuita de obras dos mais variados gêneros e estilos. Aproveite também para fazer uma listinha dos livros que ainda quer ler, quem sabe você não encontra algum por aí na nossa biblioteca livre?
 

Leia o livro. Perca o livro

O movimento Livro para Voar foi criado no Brasil pela ALE para facilitar a troca gratuita de livros e, assim, estimular a democratização leitura no país. Ele foi inspirado em uma iniciativa que surgiu nos EUA (Bookcrossing) e hoje é popular em vários países do mundo.

A ideia é que as pessoas peguem gratuitamente os livros, levem para casa, leiam e "percam" os livros novamente para que eles possam ser achados por outros leitores. Os livros podem ser deixados em qualquer local público e, claro, nos Postos ALE ou em outros pontos de libertação.

O principal objetivo do movimento é a democratização da leitura. A ALE acredita que é fácil e simples multiplicar a acesso a livros em todo o país, basta que as pessoas se desapeguem dos exemplares que já não usam mais e os libertem, para que outros leitores possam também desfrutar dos mesmos.

Livro para Voar. Não deixe de adotar essa ideia!

O  Jogue Limpo — sistema que recolhe as embalagens plásticas de lubrificantes usadas — surgiu em 2005 como uma alternativa para minimizar danos ao meio ambiente e reutilizar essa matéria prima. O programa é disponibilizado por fabricantes associados ao Instituto Jogue Limpo de forma gratuita para cerca de 42 mil pontos cadastrados em todo Brasil.

As embalagens devolvidas pelos consumidores aos canais de revenda são entregues pelos comerciantes diretamente às centrais de coleta ou aos caminhões de recebimento. O material é direcionado para centros de recebimento e as embalagens plásticas recebem um tratamento inicial, antes de serem encaminhadas para empresas licenciadas que reciclam o material. 

A ALE se orgulha de ser uma empresa que se importa com o meio ambiente e participa do Jogue Limpo. Ao todo, são 905 postos ALE cadastrados nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-oeste para a coleta do material.