A importância de escolher um lubrificante de qualidade para o seu carro

Data da publicação: 18/07/2019

Compartilhe:

Os cuidados que mantemos com os nossos carros podem determinar o seu desempenho e também, a sua durabilidade. O uso do óleo lubrificante de qualidade é um exemplo disso, pois esse produto deve ser escolhido corretamente e é de muita importância para o veículo.

Pode ser que haja dúvidas em relação à escolha do óleo ideal e como ele pode afetar o funcionamento do seu carro. Por isso, é importante saber no que o lubrificante influencia no desempenho e o que pode acontecer na sua falta ou mesmo se for usado um óleo inadequado e de má qualidade.

Saiba mais sobre o óleo lubrificante e sua importância!

O que é óleo lubrificante

O óleo lubrificante, como o seu nome já sugere, é um produto que contribui para a lubrificação do motor do carro. Com ele, as peças funcionam com menor atrito e por consequência, muito melhor. O tipo de óleo recomendado para cada veículo costuma vir especificado no manual do fabricante.

De que o óleo é composto?

É um produto com base oleosa, portanto, deve conter uma porção de óleo, seja ele sintético, mineral, ou uma mistura dos dois. Além disso, há uma junção de aditivos, que têm a função de aprimorar as propriedades da base oleosa. A viscosidade é o teor de facilidade, digamos assim, desse material escoar pelo motor e cumprir a sua função.

Qual a sua ação no carro?

A maior ação é manter a lubrificação do motor em dia, isso significa que as peças estão em funcionamento dentro do atrito recomendado. A falta de óleo nessas operações pode causar vários problemas de desgaste das peças e mau desempenho do motor.

Como saber o óleo lubrificante ideal

Como dissemos, o manual do fabricante diz o óleo lubrificante ideal para o seu carro. Esse tipo de documento hoje, é facilmente encontrado na internet, caso não tenha mais o manual em sua forma física. Ao obedecer a esse parâmetro, o próximo passo para o consumidor é encontrar produtos de qualidade para seu carro.

Os benefícios de usar o óleo ideal no seu carro

Com o uso do óleo correto e de qualidade, o motor funciona bem e tem o seu desempenho assegurado, com a lubrificação em dia. As peças também são beneficiadas, já que não se desgastam tão facilmente com a presença do óleo. As peças têm a sua durabilidade garantida, já que o motor não necessita de tanta força para o funcionamento.

 

Por fim, podemos pensar também, na economia gerada para o dono do carro, pois se o motor e seus componentes estão resguardados e duram mais, menos problemas mecânicos ocorrem e idas à oficina são menos necessárias.

 

Viu como é preciso estar atento aos produtos usados em seu carro? O óleo lubrificante deve ser de qualidade e também obedecer às especificações do fabricante presentes no manual. E um fato curioso, e até uma dica que a gente precisa compartilhar com você, é que a Mobil, parceira em lubrificantes da ALE, é reconhecida mundialmente por sua liderança em lubrificantes automotivos e industriais de máxima performance. A qualidade e tecnologia superiores dos produtos geram benefícios para os clientes – tais como maior eficiência, produtividade e confiabilidade. Tudo isso, faz com que o seu carro tenha o motor funcionando bem e por muito mais tempo.

Caso tenha interesse em produtos de qualidade você já sabe: não deixe de procurar o posto ALE mais perto de você!

  • Posts Relacionados

  • Mobil: tudo o que você precisa saber sobre o melhor lubrificante do mercado

    ›››
  • Os postos ALE têm o melhor lubrificante do mercado

    ›››
  • Tire suas dúvidas sobre lubrificantes

    ›››
  • Óleo lubrificante: como fazer a troca segura?

    ›››