Tags desse post:
A distribuidora de combustíveis ALE tem desenvolvido ações de incentivo para impulsionar a venda de lubrificantes nos postos e clientes corporativos (B2B) no país. No primeiro semestre do ano, o volume comercializado foi cerca de 5,4 milhões de litros, 4% a mais que o registrado no mesmo período do ano passado. Em maio, a companhia alcançou um marco histórico mensal de 1,11 milhão de litros de lubrificantes comercializados, superando o recorde anterior em mais de 100 mil litros.
Desde 2018, a ALE mantém parceria com a Moove, detentora da marca Mobil no Brasil e uma das maiores produtoras e distribuidoras de lubrificantes e óleos básicos da América do Sul, também presente na Europa e Estados Unidos. Nesses seis anos, a expectativa inicial de vendas, de 600 mil litros por mês, foi amplamente superada, com volumes atuais ultrapassando a marca de um milhão de litros mensais. “Atingimos volumes nunca antes performados, por meio da operação da Moove e de seus Distribuidores. Ano após ano, os patamares de venda foram incrementados graças à parceria e às ações do nosso time comercial, oferecendo aos clientes um dos melhores lubrificantes do mundo, com um padrão de entrega de altíssima qualidade”, afirma o diretor de Marketing e Varejo da ALE, Diego Pires.
Esses resultados foram motivados principalmente por uma campanha de incentivo arrojada para o time comercial ALE e pelo amadurecimento da venda direta da Moove para frotas, iniciada em 2023. O patrocínio na equipe Full Time Mobil ALE, com os pilotos Rubinho e Dudu Barrichello, também tem sido relevante para as conquistas. “Além do incremento da percepção das marcas, a possibilidade de levarmos clientes e colaboradores para usufruírem da experiência das corridas tem forte fator de incentivo; utilizamos essa propriedade durante todos os anos de parceria, sempre colhendo excelentes frutos”, argumenta Diego Pires.
O gerente de Operações de Varejo da ALE, Frederico Amorim, explica que a venda de lubrificantes e a oferta de outros serviços agregados são fundamentais para o incremento do resultado operacional dos postos. “Oferecer um serviço de alta qualidade e confiabilidade é perfeitamente capaz de fidelizar o cliente, até mesmo gerando o ‘efeito halo’, transmitindo esses atributos positivos para a pista e colaborando para o resultado da venda de combustíveis”, comenta Amorim. Atualmente, a média de margem de contribuição gerada pelas unidades de serviços automotivos ALE Express chega a atingir de 55% a 60%.
Atualmente, cerca de 270 unidades ALE Express estão em operação, o que representa cerca de 20% de penetração na rede de postos com bandeira ALE. As lojas, com profissionais capacitados e especializados, mantêm parcerias com empresas de filtros, aditivos e “car care”, além de oferecer a linha completa de lubrificantes Mobil para carros, motos e caminhões. “Temos aberto cerca de 30 unidades ao ano e a meta é seguir nesse ritmo de crescimento intenso”, complementa Frederico Amorim.
Sobre a ALE
A ALE, fundada em 1996, é a quarta maior distribuidora de combustíveis do país, com uma rede de cerca de 1,5 mil postos e 6,5 mil clientes ativos em 21 estados e no Distrito Federal. A empresa gera cerca de 14 mil empregos diretos e indiretos.
Para os revendedores, a companhia disponibiliza diferenciais, como a linha Energy (combustíveis de transição energética, mais eficientes e sustentáveis), o Clube ALE e Livelo (relacionamento e recompensas), a parceria com a Moove para fornecimento de lubrificantes da marca Mobil, a Academia Corporativa ALE (treinamento e capacitação), o programa Ligados na Qualidade (certificação do combustível), as unidades de Serviço Automotivo ALE Express e as lojas de conveniência Entreposto (EP) e A Esquina.