Tags desse post:
No primeiro trimestre deste ano, a ALE Combustíveis inaugurou cerca de 40 postos de combustíveis e serviços em 10 estados. Somente em Minas Gerais, foram 12 parcerias nesse período e, com isso, a rede revendedora da companhia no estado reúne mais de 360 postos com bandeira ALE. De acordo com dados divulgados pelo Minaspetro, Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Minas Gerais, a empresa foi a que mais firmou negócios no mercado mineiro em março.
As conquistas reforçam os planos de crescimento nacional da ALE neste ano: conquistar 360 clientes, incluindo postos e grandes consumidores, e faturar R$ 15 bilhões. Em 2023, a empresa investiu cerca de R$ 43 milhões em infraestrutura, frota e tecnologia e conquistou 151 novos postos para a rede revendedora embandeirada e 192 grandes clientes contratados (B2B). “Nosso plano de investimentos contínuos e os importantes passos dados em 2023 nos capacitam a ainda mais avanços neste ano”, afirma o presidente da ALE, Fulvius Tomelin.
Um dos focos estratégicos da empresa neste ano é ampliar a comercialização da linha de combustíveis de transição energética Energy, desenvolvida pela ALE. Os produtos, que contam com catalisadores de alta performance na formulação, proporcionam redução média de 30% na emissão de poluentes e, em média, uma economia de combustível de 7% por meio de uma combustão mais eficiente e limpa. “Essa linha é uma das nossas contribuições para oferecer um produto ao mercado que é inovador e traz benefícios para o consumidor, o revendedor e o meio ambiente”, comenta Tomelin.
A linha Energy já está disponível em mais de 600 postos em 400 cidades. Os bons resultados são motivados pelos benefícios gerados pela linha Energy, que são amplamente divulgados na campanha de comunicação que tem como embaixador da marca o piloto Rubens Barrichello. Neste ano, as ações de marketing esportivo (patrocínio ao Corinthians e à equipe Full Time na Stock Car) também vão reforçar a divulgação dos diferenciais da linha Energy.
Investimentos em logística e infraestrutura
Em relação ao compromisso com a confiabilidade de suprimento aos clientes, na área de logística, a ALE vai manter investimentos na frota de caminhões e em plataformas de controles operacionais, com destaque para a Central de Controle Logístico (CCL) e a Central de Logística Integrada (CELIG). Estão previstos também aportes em infraestrutura para armazenagem e distribuição de combustíveis em regiões estratégicas.
Em novembro passado, a companhia iniciou a operação em uma base em Rio Verde (GO). Com isso, passou a contar com 43 bases de distribuição e atuação em 20 estados e no Distrito Federal. A partir do novo polo em Rio Verde, a companhia atende clientes em cerca de 80 municípios de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. “Também estamos conquistando grandes consumidores finais, uma vez que há muitos desses clientes devido à relevância e ao potencial do agro na região”, comenta o presidente.
Equipe e capacitação
Atualmente, a companhia conta com cerca de 1.100 colaboradores diretos e gera mais de 15 mil empregos indiretos nos postos da rede. As equipes das revendas contam com a Academia Corporativa ALE, que, em 2023, ofereceu treinamentos com carga horária total de 32 mil horas e 96% de média de satisfação.
No ano passado, a Academia Corporativa desenvolveu uma nova plataforma de aprendizagem para os frentistas com foco na experiência do usuário. “Passamos a oferecer, de forma interativa e ‘gamificada’, uma ampla gama de cursos e conteúdos gratuitos para o desenvolvimento e aprimoramento profissional, incluindo atendimento, vendas, segurança, gestão estratégica, gestão financeira, marketing e liderança”, explica o diretor de Marketing e Varejo da ALE, Diego Pires. Ele destaca que o novo portal se soma às outras frentes de aprendizado da empresa: aulas on-line ao vivo, cursos em vídeo, treinamentos presenciais, Ônibus Escola, podcast “Tanque Cheio” e canal no Telegram.
Recompensas e relacionamento
Em 2023, o Clube ALE se consolidou como a principal ferramenta para os empresários realizarem o gerenciamento dos postos, por meio do acompanhamento de metas, consulta e realização de pedidos, rastreamento de cargas, geração de relatórios e participação em campanhas para garantir premiações para a própria revenda e para a equipe de cada posto. Durante o ano, foram distribuídos 148 milhões de REALES para revenda e equipe de pista.
Em relação aos consumidores dos postos, a ALE mantém parceria com a Livelo para desconto no abastecimento e distribuição de recompensas por meio de pontos obtidos. No ano passado, o programa passou a permitir que os clientes possam acumular pontos em todas as formas de pagamento, como dinheiro, pix, débito, crédito e vales. “Com essa inovação, batemos recorde no último trimestre de 2023, o que comprova a força dos pontos Livelo”, destaca Diego Pires.
Sobre a ALE
A ALE, fundada em 1996, é a quarta maior distribuidora de combustíveis do país, com uma rede de cerca de 1,5 mil postos e 8 mil clientes ativos em 21 Estados e no Distrito Federal. A empresa gera cerca de 17 mil empregos diretos e indiretos.
Para os revendedores, a companhia disponibiliza diferenciais, como a linha Energy (combustíveis de transição energética, mais eficientes e sustentáveis), o Clube ALE e Livelo (relacionamento e recompensas), a parceria com a Moove para fornecimento de lubrificantes da marca Mobil, a Academia Corporativa ALE (treinamento e capacitação), o programa Ligados na Qualidade (certificação do combustível), as unidades de Serviço Automotivo ALE Express e as lojas de conveniência Entreposto (EP) e A Esquina.