ALE é reconhecida por boas práticas na gestão jurídica em premiação nacional da área

Data da publicação: 26/06/2024

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Iniciativa, realizada pela Inteligência Jurídica (Intelijur), reconhece as melhores práticas jurídicas de empresas em diversos segmentos do país

Pelo segundo ano consecutivo, a distribuidora de combustíveis ALE foi selecionada para receber o prêmio “Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos”, promovido pela Inteligência Jurídica (Intelijur), uma organização sem fins lucrativos dedicada à troca de informações e conhecimentos entre gestores de departamentos jurídicos. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 18 de junho, em São Paulo (SP).

O prêmio Intelijur é concedido após uma análise criteriosa de cases de empresas de diversos setores, destacando aquelas que implementam melhorias significativas em suas operações jurídicas. A prática que rendeu o prêmio à ALE foi a implementação de um novo processo de contratação de fornecedores terceirizados. A empresa estabeleceu uma estrutura ética de sustentabilidade e compliance, exigindo que seus fornecedores cumpram normas de ESG (Governança ambiental, social e corporativa), como igualdade e respeito, condições seguras de trabalho e responsabilidade social.

No ano passado, a ALE realizou uma reformulação completa de seus contratos, reclassificando e atualizando as exigências impostas aos seus fornecedores. Esta mudança resultou no fortalecimento de parcerias com empresas que compartilham os mesmos valores e princípios da companhia. “Implementamos um código de conduta para o fornecedor. Para nós, é fundamental contratar empresas que compartilhem esses valores inegociáveis”, afirma o gerente executivo da ALE, Vinícius Maia.

Para garantir a efetividade dessas práticas, a empresa desenvolveu um sistema de validação contínua, onde os fornecedores precisam comprovar, desde a seleção, que suas políticas estão em conformidade com as exigências éticas da ALE. “Estamos fomentando um mercado cada vez mais ético e alinhado com as melhores práticas atuais”, aponta Maia.

A iniciativa adotada pela ALE reforça os valores corporativos da companhia, sustentados por seis pilares: segurança, abertura, integridade, simplicidade, responsabilidade e empreendedorismo. “Além de todos os compromissos comerciais, temos uma linha de compromisso ético e moral, focada em como queremos impactar as comunidades onde atuamos”, completa o gerente executivo da ALE.

Este é o segundo ano consecutivo que a ALE é reconhecida pelo prêmio Intelijur, um indicativo da consistência e relevância das práticas implementadas pela companhia e que garante um selo de certificação. “Saber que estamos alinhados com os principais players do mercado motiva a equipe e reforça nossa atuação como um setor que apoia o negócio e cresce junto com a companhia. É um reconhecimento de que estamos no caminho certo”, declara a gerente jurídica da ALE, Adriana Aguiar.

Sobre a ALE

A ALE, fundada em 1996, é a quarta maior distribuidora de combustíveis do país, com uma rede de cerca de 1,5 mil postos e 6,5 mil clientes ativos em 21 Estados e no Distrito Federal. A empresa gera cerca de 14 mil empregos diretos e indiretos.

Para os revendedores, a companhia disponibiliza diferenciais, como a linha Energy (combustíveis de transição energética, mais eficientes e sustentáveis), o Clube ALE e Livelo (relacionamento e recompensas), a parceria com a Moove para fornecimento de lubrificantes da marca Mobil, a Academia Corporativa ALE (treinamento e capacitação), o programa Ligados na Qualidade (certificação do combustível), as unidades de Serviço Automotivo ALE Express e as lojas de conveniência Entreposto (EP) e A Esquina.

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