Belo Horizonte, 20 de Novembro de 2007 – Até o final de dezembro a distribuidora de petróleo Alesat decidirá qual das marcas – Ale ou Sat – vai dar nome aos seus 1.100 postos de gasolina, que se somaram e ampliaram na fusão das duas empresas, ocorrida em fevereiro do ano passado.
Até aquela data, a Ale era uma companhia mineira, do grupo Asamar, que pertence a três famílias, lideradas por Sérgio Cavalieri e que possuia 500 postos sob a sua bandeira. A Sat também dispunha de 500 postos e pertencia a dois sócios: um é o Darby Investments Overseas, um dos maiores fundos de investimentos do mundo; o outro é Marcelo Alecrim, empresário potiguar que começou suas atividades como proprietário de posto de gasolina em Canguaretama, cidade da região metropolitana de Natal.
Após a fusão, os postos continuaram com suas bandeiras originais, mas todas as demais áreas da empresa foram consolidadas e, apesar da complexidade do processo de integração, o desempenho comercial e operacional da companhia não foi afetado. No ano passado, a empresa que resultou da fusão distribuiu 2,7 bilhões de litros de combustíveis e faturou R$ 5,4 bilhões – 20% a mais que a soma dos resultados obtidos em 2005 pela empresas de origem. Também acrescentou cem postos à sua rede. “Enquanto o mercado de combustíveis – incluindo gasolina, álcool, diesel e biodiesel – cresceu 2,6% em 2006, ampliamos nosso volume comercializado em 9,5%, o que nos consolidou como a sexta maior distribuidora do País, com cerca de 4% de participação de mercado”, informa o vice-presidente da AleSat, Jucelino Sousa.
Ambas, ALE e SAT, foram fundadas no mesmo ano de 1996, logo após a abertura do mercado de combustíveis no Brasil. Concidentemente, priorizaram o atendimento personalizado a pequenos e médios varejistas e com isso conquistaram muitos postos que na época trabalhavam em regime de bandeira branca, isto é, não estavam ligados a nenhuma distribuidora. Com a união, as empresas formam hoje uma rede que possui cerca de 1.100 postos espalhados pelo país, com 670 empregados. “A AleSat é um marco na história da distribuição de combustíveis no Brasil, porque, desde a abertura do mercado, foi a primeira união de distribuidoras regionais, dando origem a uma empresa de abrangência nacional.”
A AleSat irá destinar, até o final deste ano, R$ 120 milhões para ampliar sua rede de postos revendedores, aperfeiçoar a logística e implantar sistemas de TI.
(Gazeta Mercantil/Caderno C – Pág. 2)(Durval Guimarães)