Ao abastecer o carro, quais cuidados devem ser tomados?

Data da publicação: 12/11/2021

Compartilhe:

Há momentos em que, na correria do dia a dia, o motorista que passa nos Postos ALE para abastecer o carro pode se esquecer que existem diversos cuidados a serem tomados no momento de encher o tanque. 

São medidas de segurança que protegem não apenas o condutor, mas o próprio veículo e também todos aqueles no posto. Um simples deslize nesse momento pode gerar acidentes e imprevistos que não são nada bons na hora de abastecer.

Mas afinal, quais cuidados devem ser tomados ao abastecer o carro?

Vamos explicar com detalhes os cuidados que você, motorista, deve tomar ao parar no posto para abastecer o tanque. Atenção: esses cuidados devem ser tomados sempre e de modo completo, como um pequeno manual de como abastecer com segurança.

Desligue o motor

Jamais abasteça com o motor do carro ligado. O combustível que entra no tanque é altamente inflamável, e o papel do motor é basicamente “queimar” esse combustível e transformá-lo em emergia por meio da combustão. Ao abastecer com o motor ligado, o risco de explosão é imenso.

Esse cuidado é tão importante que existe uma norma técnica (ABNT NBR 15594-1) que fundamenta essa regra. Ou seja, você é, por lei, obrigado a desligar o motor durante o abastecimento. E aqui, vale uma dica: ligue o motor após se certificar que a bomba não está mais no veículo.

Minimizar explosões e incêndios é uma das grandes preocupações de segurança em postos de serviços. Além de não abastecer com o motor ligado, é proibido fumar, acender isqueiros e lidar com fogo de forma geral nos postos de serviços. 

Confira a bomba

Cheque a bomba de combustível antes, durante e depois do abastecimento. Antes do profissional realizar o abastecimento, certifique-se de que a bomba está zerada. Assim, seu veículo receberá exatamente a quantidade solicitada de combustível: nem mais, nem menos, mas o quanto você pediu.

Ao fim do abastecimento, confira no painel do seu veículo se o marcador de combustível subiu proporcionalmente à quantidade solicitada. Caso tenha um medidor digital, o valor deve ser exato. Se o medidor for analógico, confira nas riscas se o valor é equivalente.

Com o alto fluxo de carros do dia a dia, pode acontecer de uma bomba não zerar automaticamente após o abastecimento de um veículo. Por isso, esse procedimento é fundamental.

Verifique a tampa do combustível

A tampa do combustível é normalmente deixada de lado quando o assunto é revisão do carro, e só é lembrada quando ocorre algum problema. O fato é que verificar a tampa do combustível antes de abastecer, ou incluir esse item na revisão do carro, evita problemas de vedação notados quando o nível do combustível começa a cair.

Isso porque uma tampa com problema, com desgaste nas borrachinhas, por exemplo, faz com que impurezas entrem na gasolina, o que faz o carro consumidor mais combustível. O ideal é fazer a troca preventiva a cada dois anos.

Não encha o tanque após o desarme da bomba

Sabe quando você pede para o frentista abastecer mesmo após o desarme da bomba? Pois essa prática pode ser perigosa para você e para o funcionário. A bomba do combustível tem como missão não expor os funcionários ao gás benzeno, que é extremamente nocivo à saúde por ser tóxico e cancerígeno. 

O travamento da bomba impede que esse gás seja inalado ou tenha contato direto. Além disso, o abastecimento após o travamento da bomba pode acarretar problemas no sistema de injeção.

Não ande com o veículo na reserva de combustível

Além do risco do carro parar no meio da rua ou de alguma avenida movimentada, o que gera muita dor de cabeça, andar com o carro na reserva do combustível faz com que a bomba de combustível sugue resíduos que estão no fundo do tanque, mandando impurezas direto para o motor. 

É importante se programar para abastecer o veículo e fazer suas viagens de modo que a reserva seja usada em último caso.

E você já sabe onde passar para encher o tanque: nos Postos ALE. Nossa equipe está pronta para orientá-lo sobre todos os cuidados que devem ser tomados ao abastecer o carro.

Siga nossas redes sociais para mais informações.

  • Posts Relacionados

  • Qual a diferença entre gasolina comum e aditivada?

    ›››
  • 5 dicas e cuidados com o carro em uma viagem rápida de feriado

    ›››
  • Saiba tudo sobre o Sistema de Recuperação de Vapores de Combustíveis

    ›››
  • Como limpar banco de carro: veja as dicas

    ›››