Aprenda a transportar o bebê de forma segura no carro

Data da publicação: 20/11/2013

Tags desse post:

Compartilhe:

shutterstock_57211759

Muitos pais ainda não sabem ou ignoram as regras para carregar bebês no carro. De acordo com a Resolução n° 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os pequenos até um ano de idade devem utilizar o assento do tipo bebê conforto, também chamados de conversível. As crianças até quatro anos têm de estar sentadas na cadeirinha, e aquelas com até sete anos e meio, no assento de elevação. Vale lembrar que o lugar da garotada de até 10 anos é no banco de trás (com exceção de veículos com apenas banco dianteiro ou quando a quantidade de crianças exceder a capacidade do banco traseiro – nesse caso, a criança com maior idade do grupo pode ser transportada no dianteiro).

Também não basta comprar os acessórios corretos para cada idade e posicioná-los de qualquer jeito. É preciso ficar atento a alguns detalhes que podem salvar a vida do seu filho após uma batida ou desaceleração repentina. Confira algumas dicas:

 

 

Bebê conforto

1 – O cinto de segurança do carro deve passar pelos locais indicados do bebê conforto e não deve se mover mais que 2 cm para os lados.

2 – Utilize o clipe de segurança, acessório que trava o cinto de segurança do carro, evitando que fique solto.

3 – A criança deve ficar de costas para o sentido que o carro se movimenta.

4 – As tiras devem ficar abaixo do ombro do bebê. Ajuste-as ao corpo da criança com uma folga de, no máximo, um dedo. Se houver, posicione o clipe peitoral na altura das axilas.

5 – Recline o bebê conforto para que a cabeça da criança possa ficar de forma plana na concha do aparelho. Pode-se colocar embaixo do acessório de segurança uma toalha enrolada para encontrar a inclinação desejada. O ângulo deve ser de, no máximo, 45°.

6 – Nunca coloque nada entre o pequeno e a cadeira.

7 – Tome cuidado com roupas grossas ou acolchoados entre a criança e as tiras de proteção. Esses materiais podem comprimir em um acidente e afetar a segurança.

8 – Nunca use o bebê conforto de costas para o movimento onde haja air-bag frontal ou lateral ativado. A força do acessório em formação pode causar ferimentos graves ou levar à morte.

9 – Se a cadeirinha tiver alça, siga as instruções do fabricante. A maioria dos modelos americanos pede que a alça fique para baixo.

 

Cadeirinha

1 – O cinto de segurança do carro deve passar pelos locais indicados da cadeirinha e ela não deve se mover mais que 2cm para os lados.

2 – Utilize o clipe de segurança, acessório que trava o cinto de segurança do carro, evitando que fique solto.

3 – A criança deve ficar de frente para o movimento do carro.

4 – Posicione as tiras de segurança da cadeira acima da altura dos ombros. Ajuste-as ao corpo da criança com uma folga de, no máximo, um dedo. Se houver, posicione o clipe peitoral na altura das axilas.

 

Assento de elevação

1 – Depois de sentar a criança de frente para o movimento do carro no assento de elevação, observe se o cinto de três pontos do veículo passa confortavelmente pelo meio do ombro, centro do peito e sobre os quadris.

2 – Nunca permita que seu filho coloque o cinto embaixo do braço ou por trás das costas, atitudes que podem causar ferimentos sérios.

3 – A criança deve apoiar as costas no encosto do assento, seja do assento de segurança ou do próprio veículo.

4 – O assento de segurança deve ser usado somente com cinto de três pontos e se houver encosto de cabeça no carro. Caso o seu carro não tenha esses equipamentos, procure uma concessionária autorizada para instalá-los.

Fonte: terra.com.br

  • Posts Relacionados