Afinal, ar-condicionado realmente gasta combustível?

Data da publicação: 14/12/2020

Compartilhe:

Mão sobre a saída de ar-condicionado do carro.

Afinal, o ar-condicionado realmente gasta combustível? Sem dúvida alguma, essa é aquela velha e típica pergunta que não sai da cabeça de quem é motorista e que entra, indiscutivelmente, no hall de mitos e verdades sobre um carro. Mas e então, será que é verdade ou mentira?

Bom, na verdade, o gasto de combustível é relativo e depende de como o carro é usado.

Para entender melhor, acompanhe a leitura deste artigo.

O ar-condicionado gera gasto de combustível?

 

De acordo com especialistas, é inegável o fato de que manter o ar-condicionado ligado gera maior aumento no gasto de combustível. Eles apontam um gasto em torno de 10% do combustível disponível. Portanto, se o carro tem, digamos, 100 litros de combustível, então 10 litros serão usados pelo ar-condicionado, caso ele fique ligado por um bom tempo.

O gasto de gasolina em decorrência do ar-condicionado é relativo

 

Diante do que foi dito anteriormente, as pessoas costumam pensar que manter o carro com as janelas abertas vai fazê-lo economizar. Em regra, sim, mas isso só funciona, em geral, na zona urbana.

Na estrada, porém, o conselho é que o ar-condicionado seja mantido ligado, pois abrir as janelas pode fazer com que o carro gaste muito mais combustível. Por isso, dissemos que o consumo de combustível em razão do ar-condicionado é relativo, pois em algumas situações é melhor mantê-lo ligado do que desligado.

Como assim o gasto de combustível em decorrência do ar-condicionado é relativo?

 

Segundo os especialistas, para que o carro se mantenha em uma mesma velocidade, é preciso que ele fique com as janelas fechadas, pois na medida que a direção do vento muda e passa por dentro dele, ele perde força, variando a sua velocidade, o que gera um aumento no gasto de combustível de até 5%. É o que se chama de freio aerodinâmico.

Em um caso hipotético, o carro que tem 50 litros de combustível para percorrer determinada quantidade de km, com a janela aberta, pode perder a velocidade e reduzir os 50 litros para 47,5, perdendo, assim, 5%. Isso em um cálculo simples, o que significa que esse valor pode aumentar, a depender do impacto do vento.

Nesse caso, o ideal é manter o ar-condicionado ligado e os vidros fechados. Nas palavras de Jerry Casemiro, especialista em mecânica “O uso do ar-condicionado aumenta em média 10% o consumo de combustível do carro. Já ao abrir a janela em velocidades acima de 80 km/h, o gasto com álcool ou gasolina é maior que com o aparelho ligado”.

Agora que você sabe que nem sempre é bom desligar o ar-condicionado acreditando que vai economizar combustível, fique atento!

Economizar nunca é demais, não é mesmo? Por isso, confira agora o conteúdo em que falamos dos 5 mitos e verdades sobre economizar combustível.

  • Posts Relacionados

  • Como a tabela de preços de combustíveis é calculada?

    ›››
  • Quais são os combustíveis comercializados em um posto de serviços?

    ›››
  • Entenda quais são os combustíveis não renováveis

    ›››
  • Como calcular o valor da gasolina do meu posto?

    ›››