Barulhos irritantes no carro?

Data da publicação: 12/02/2014

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Quem nunca teve problemas de barulho no painel, nas portas, bancos, motor ou suspensão? Para identificar os ruídos dos veículos é necessária uma inspeção minuciosa. Existem equipamentos próprios para isso, como o estetoscópio automotivo.

Os barulhos mais comuns 

Os ruídos mais comuns estão ligados à suspensão dianteira e traseira, motor, câmbio, rodas, escapamento e em articulações de portas e capôs dianteiro e traseiro. O custo para eliminar ruídos internos e externos dos veículos vai depender da causa do transtorno. Os consertos podem ir desde o aperto de um simples parafuso até um reparo completo de suspensão. Em certos casos, o veículo pode ficar na oficina um dia inteiro.

1 – Rangido
Barulho gerado pelos revestimentos das portas, painel dianteiro e outras peças feitas em plástico, material muito usado hoje pelas montadoras, que, com o passar do tempo, se soltam, ressecam e passam a ser uma fonte geradora de ruídos no interior do carro.

2 – Apito
Ruído tradicional das pastilhas do freio dianteiro, que é ocasionado pelo seu uso excessivo (atrito da pastilha com o disco), que vitrifica as faces da pastilha.

3 – Estalos e Grunhidos 
A suspensão pode gerar uma infinidade de ruídos que podem aparecer como estalos, provenientes de uma bucha de bandeja (borracha por onde passa o parafuso que fixa a bandeja – componente da suspensão – no carro) danificada, até grunhidos, provenientes de uma articulação sem lubrificação.

4 – Som metálico repetitivo, como o teclar de uma máquina de escrever ou junta defeituosa
Quando o problema é no motor, pode-se ouvir desde um ruído semelhante a um teclar de uma máquina de escrever contínuo (“tlec, tlec”), causado por um tucho hidráulico (peça interna do motor) descarregado, até um “clac” “clac”, provocado por juntas defeituosas (junções que vão na roda do carro).

5 – Som de ressonância (ronco) aliado a uma vibração no volante 
Este som pode ser ouvido quando o pneu apresenta desgaste irregular, causado por desalinhamento ou por componentes da suspensão danificados.

Se o seu carro está com barulhos irritantes, a dica é procurar uma oficina de confiança com técnicos especializados em identificar ruídos dos veículos.

Fonte: Motor Clube

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