Várias pessoas me procuraram nas últimas semanas pedindo-me dicas para aplicação na bolsa de valores. Parece que a coisa virou uma febre, todos acham que é um eldorado onde se pode fazer dinheiro fácil. Motivados com o desempenho de algumas ações em 2007 e com o da bolsa como um todo, algumas pessoas acham que podem dobrar, triplicar o seu dinheiro em pouco tempo investindo em ações. Calma, calma, a coisa não é bem assim …
- A BOVESPA ainda esta num processo de amadurecimento depois da implantação do Novo Mercado, as altas generalizadas do último ano devem-se a forte liquidez mundial. O momento atual é de extrema incerteza, preocupação e de grande volatilidade, esse ano a valorização até agora está próxima de ZERO, quem entrou tem que ter paciência, quem não entrou é melhor esperar as coisas acalmarem-se.
- Investimento em ação é um investimento de longo prazo, não se pode colocar todas as reservas na bolsa. Invista apenas o recurso que de fato você não vai precisar nos próximos, pelo menos, 12 meses. Nos últimos 02 anos a valorização foi de mais de 100 %, ou seja, para planejamento de aposentadoria é um ótimo negócio.
- Se resolveu investir concentre-se em ações de primeira linha : Petrobras, Vale, Bradesco, Banco do Brasil, Bovespa e Itaú , as demais ações, principalmente as dos IPO’s recentes são extremamente voláteis e são as primeiras a cair em momentos de crise.
- Para ganhar muito dinheiro comprando diversos tipos de ações e entrando e saindo a todo momento, é preciso conhecer bem o funcionamento da bolsa, investir grande quantidade de recursos (as comissões das corretoras são salgadas) e dedicar tempo ao acompanhamento dos pregões, se você não tem essas características terá mais chances de sucesso jogando na mega-sena ou no jogo do bicho.
Resumindo, investir na bolsa é bem diferente de colocar dinheiro na poupança, é jogo de elevados ganhos porém de altos riscos.