BSC e GMD

Data da publicação: 13/06/2007

Tags desse post:

Compartilhe:

O assunto agora é mais sério, quero falar um pouco sobre alguns projetos que estão em andamento na ALESAT que considero de extrema importância para nosso desenvolvimento e para melhoria de nossa performance, são eles :

BSC – Balance Score Card

O BSC é o monitoramento da performance da empresa através da criação e acompanhamento de indicadores que refletem de forma perfeitamente alinhada os objetivos estratégicos definidos pelos acionistas. O BSC visa deixar cada vez mais evidente que o RESULTADO FINANCEIRO desejado pelos acionistas nada mais é do que fruto de uma FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA bem elaborada, seguida do controle sistemático da Performance Estratégica,ou seja, da implementação bem feita da estratégia pré-concebida.

Para implantarmos o BSC contratamos a ControlCorp, empresa de consultoria que tem a frente o Prof. Guilherme Dornes, especialista no assunto e docente da Fundação Dom Cabral. O trabalho de implantação levará 06 meses, constituímos um grupo de trabalho que está conduzindo a implementação juntamente com a consultoria, o grupo é formado por : Max, Hérika, Vladimir, Astênio, Eduardo Dominguez, Márcia Trópia e Luciana (RH).

Quem quiser saber mais sobre o assunto recomendo a leitura de 03 livros : MAPAS ESTRATEGICOS e ORGANIZAÇÃO ORIENTADA PARA A ESTRATÉGIA, ambos de ROBERT KAPLAN, e A DISCIPLINA DOS LÍDERES DE MERCADO de
MICHAEL TREACY.

GMD – Gerenciamento Matricial de Despesas

No nosso Planejamento Estratégico consta uma diretriz que reza que queremos ser a empresa mais eficiente em custos, que evitaremos desperdícios e gastos desnecessários e que sempre optaremos pela simplicidade e pelas soluções de melhor relação custo/benefício. O GMD é um programa que visa avaliar todas as despesas incorridas pela empresa analisando os aspectos de preços cobrados pelos produtos e serviços e os níveis de consumo realizados, visando a identificação de oportunidades de eficiência em relação ao orçamento aprovado.

A expectativa do programa é de reduzirmos cerca de R$ 6 MM em nossas despesas nos próximos 12 meses. Para a implantação do programa contratamos a consultoria do INDG – Instituto de Desenvolvimento Gerencial que já implantou com sucesso o GMR-Gerenciamento Matricial de Receitas na ALESAT. Igualmente ao BSC constituímos um Grupo de Trabalho multi-departamental que está sendo coordenado pelo Eduardo Assumpção, o grupo é formado por : Marcia Trópia, Tadeu, Edmundo, Cesar Mattos, Cesar Nolli, Vladimir, Max, Astênio, Aline, Carlos Eduardo, Vicente, Sergio Rocha, Andrea Fernandes e Marcelo Ângelo.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o INDG, que vem fazendo um belíssimo trabalho junto ao Governo do Estado de MG, basta acessar o site www.indg.org.br.

  • Posts Relacionados