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Sabemos que apenas ter um posto de combustível funcionando não garante o sucesso do negócio. O que realmente irá definir o resultado do seu posto é a forma de gerenciá-lo e o preço praticado.
E para entender como definir o preço da gasolina no seu posto é importante conhecer todos os impostos e taxas que são acrescidos até se chegar ao valor final que é repassado aos consumidores.
Além disso, também é necessário entender os conceitos básicos de administração como: lucro, rentabilidade, DRE etc. Continue a leitura do artigo e confira todas essas informações.
Qualquer empreendedor que deseja atuar no ramo de combustíveis precisa saber mais do que administrar, já que as regras do setor são rígidas e específicas.
Começando pelos Preços de Revenda e de Distribuição de Combustíveis que devem seguir as orientações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e da Lei do Petróleo.
A composição do preço da gasolina é definida por estes fatores: preço dos combustíveis na refinaria ou remuneração da petrolífera; tributos federais; tributos estaduais; adição de etanol e margem de distribuição e revenda.
O governo federal é responsável pelos tributos: Cide, PIS/Pasep e Cofins e o governo estadual pelo ICMS.
A ANP acompanha os preços de distribuição de combustíveis, conforme as Resoluções ANP nº: 729/2018 e 795/2019 com o objetivo de promover a transparência da formação de preços de derivados de petróleo e biocombustíveis ao longo da cadeia.
E por essa razão, realiza um levantamento semanal que contempla todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. Sendo planejado com base em critérios estatísticos voltados para sua significância e confiabilidade.
Essas informações são as primeiras que você deve saber antes de definir o valor da gasolina, mas também é importante conhecer sobre lucro e rentabilidade.
Para começar, a lucratividade compara o lucro final da empresa com o faturamento das vendas, enquanto a rentabilidade compara o lucro final com os investimentos realizados.
Diante dessas informações, podemos encontrar o lucro do posto de combustíveis subtraindo do preço de venda o desembolso de todos os tributos pagos ao vender o litro da gasolina. Mas sem esquecer o preço real de compra, chegando a um valor médio de lucratividade.
No entanto, também é importante considerar todas as despesas do posto, como: aluguel, folha de pagamento, energia elétrica, custos de funcionamento, etc.
Também estão incluídos o custo de uma série de investimentos realizados em logística, controle de qualidade, marketing e serviços agregados.
A partir dessas análises é que é possível calcular a rentabilidade. Sendo assim, a margem de uma distribuidora na cadeia de comercialização da gasolina, que vai da refinaria até a bomba, é a menor entre todas as que incidem sobre o custo ao consumidor — em torno de 4%.
Cada empresa tem uma estratégia diferente para se posicionar frente à concorrência e se destacar no mercado, níveis de volume que desejam trabalhar, diferenças de preços entre combustíveis comuns e aditivados, entre tantas outras peculiaridades.
Isso significa que, estrategicamente, nem sempre o preço que corresponde à maior rentabilidade é a melhor decisão de precificação. Por isso, é importante levar em consideração o impacto no volume a longo prazo e o posicionamento de mercado de cada posto de combustível.
Também é essencial entender a fundo como a demanda reage às alterações de preço, ou seja, qual o impacto que a redução/aumento do preço acarreta no volume de vendas. Então, para calcular o valor da gasolina você deve levar em conta 3 fatores: previsão de demanda; simulação de cenários de preço e margem; validação estratégica dos preços.
Monitorar a concorrência também é uma tarefa obrigatória nesses casos, afinal, também é preciso considerar os valores que são praticados pelos demais postos.
Não basta apenas modificar um indicador e pensar que vai ser o suficiente para se destacar. Para resultados sustentáveis e a longo prazo, especialmente pensando na fidelização de clientes, o caminho mais indicado é encontrar estratégias de diferenciação.
O que todo empresário quer ter é um negócio próspero. E os revendedores não são diferentes. Mas agora que você já sabe como calcular o valor da gasolina, vamos dar algumas dicas para você ter um posto de sucesso.
Antes de mais nada, é fundamental que haja profissionalização de todos os processos. Isso é tão importante quanto trabalhar para aumentar a receita a fim de que a saúde financeira do posto seja saudável.
Além disso, é preciso ter uma equipe trabalhando em sinergia com os objetivos do negócio, frentistas com metas de venda estipuladas, alvos e metas estabelecidos.
Também é fundamental fazer um inventário, uma ferramenta importante para gerenciar as vendas, entradas e saídas do negócio.
Por fim, não deixe de realizar mensalmente o Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE) para ter a real dimensão de tudo que acontece no seu posto.
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Disponibilizamos, à nossa revenda, acesso gratuito a cursos presenciais e a distância de temas relevantes para nossos colaboradores e revendedores, além de participação em workshops e palestras.
A Academia busca disseminar o conhecimento e o aprimoramento, promover a cultura do bom atendimento e garantir que os revendedores e equipe de pista estejam atualizados e preparados para prestarem bons serviços aos nossos consumidores.
A ALE é uma das maiores distribuidoras de combustíveis do Brasil e estamos prontos para oferecer ao seu negócio todos os serviços, logística e operações dos mais altos padrões de qualidade.
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