Como calcular o valor da gasolina do meu posto?

Data da publicação: 08/06/2021

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Mão masculina segurando bomba de gasolina vermelha que abastece um carro também vermelho.

Sabemos que apenas ter um posto de combustível funcionando não garante o sucesso do negócio. O que realmente irá definir o resultado do seu posto é a forma de gerenciá-lo e o preço praticado.

E para entender como definir o preço da gasolina no seu posto é importante conhecer todos os impostos e taxas que são acrescidos até se chegar ao valor final que é repassado aos consumidores.

Além disso, também é necessário entender os conceitos básicos de administração como: lucro, rentabilidade, DRE etc. Continue a leitura do artigo e confira todas essas informações.

Composição do preço da gasolina

Qualquer empreendedor que deseja atuar no ramo de combustíveis precisa saber mais do que administrar, já que as regras do setor são rígidas e específicas.

Começando pelos Preços de Revenda e de Distribuição de Combustíveis que devem seguir as orientações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e da Lei do Petróleo.

A composição do preço da gasolina é definida por estes fatores: preço dos combustíveis na refinaria ou remuneração da petrolífera; tributos federais; tributos estaduais; adição de etanol e margem de distribuição e revenda.

O governo federal é responsável pelos tributos: Cide, PIS/Pasep e Cofins e o governo estadual pelo ICMS.

A ANP acompanha os preços de distribuição de combustíveis, conforme as Resoluções ANP nº: 729/2018 e 795/2019 com o objetivo de promover a transparência da formação de preços de derivados de petróleo e biocombustíveis ao longo da cadeia.

E por essa razão, realiza um levantamento semanal que contempla todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. Sendo planejado com base em critérios estatísticos voltados para sua significância e confiabilidade.

Essas informações são as primeiras que você deve saber antes de definir o valor da gasolina, mas também é importante conhecer sobre lucro e rentabilidade.

Lucro e rentabilidade dos postos de combustíveis

Para começar, a lucratividade compara o lucro final da empresa com o faturamento das vendas, enquanto a rentabilidade compara o lucro final com os investimentos realizados.

Diante dessas informações, podemos encontrar o lucro do posto de combustíveis subtraindo do preço de venda o desembolso de todos os tributos pagos ao vender o litro da gasolina. Mas sem esquecer o preço real de compra, chegando a um valor médio de lucratividade.

No entanto, também é importante considerar todas as despesas do posto, como: aluguel, folha de pagamento, energia elétrica, custos de funcionamento, etc.

Também estão incluídos o custo de uma série de investimentos realizados em logística, controle de qualidade, marketing e serviços agregados.

A partir dessas análises é que é possível calcular a rentabilidade. Sendo assim, a margem de uma distribuidora na cadeia de comercialização da gasolina, que vai da refinaria até a bomba, é a menor entre todas as que incidem sobre o custo ao consumidor — em torno de 4%.

Precificação do combustível

Cada empresa tem uma estratégia diferente para se posicionar frente à concorrência e se destacar no mercado, níveis de volume que desejam trabalhar, diferenças de preços entre combustíveis comuns e aditivados, entre tantas outras peculiaridades.

Isso significa que, estrategicamente, nem sempre o preço que corresponde à maior rentabilidade é a melhor decisão de precificação. Por isso, é importante levar em consideração o impacto no volume a longo prazo e o posicionamento de mercado de cada posto de combustível.

Também é essencial entender a fundo como a demanda reage às alterações de preço, ou seja, qual o impacto que a redução/aumento do preço acarreta no volume de vendas. Então, para calcular o valor da gasolina você deve levar em conta 3 fatores: previsão de demanda; simulação de cenários de preço e margem; validação estratégica dos preços.

Monitorar a concorrência também é uma tarefa obrigatória nesses casos, afinal, também é preciso considerar os valores que são praticados pelos demais postos.

Não basta apenas modificar um indicador e pensar que vai ser o suficiente para se destacar. Para resultados sustentáveis e a longo prazo, especialmente pensando na fidelização de clientes, o caminho mais indicado é encontrar estratégias de diferenciação.

Como ter um posto de sucesso?

O que todo empresário quer ter é um negócio próspero. E os revendedores não são diferentes. Mas agora que você já sabe como calcular o valor da gasolina, vamos dar algumas dicas para você ter um posto de sucesso.

Antes de mais nada, é fundamental que haja profissionalização de todos os processos. Isso é tão importante quanto trabalhar para aumentar a receita a fim de que a saúde financeira do posto seja saudável.

Além disso, é preciso ter uma equipe trabalhando em sinergia com os objetivos do negócio, frentistas com metas de venda estipuladas, alvos e metas estabelecidos.

Também é fundamental fazer um inventário, uma ferramenta importante para gerenciar as vendas, entradas e saídas do negócio.

Por fim, não deixe de realizar mensalmente o Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE) para ter a real dimensão de tudo que acontece no seu posto.

Academia Corporativa ALE

Você achou complicado demais calcular o preço da gasolina? A ALE criou a Academia Corporativa com o intuito de promover o desenvolvimento e aprimoramento profissional de revendedores, gerentes, frentistas e atendentes de loja. Assim, ela oferece todo o suporte e apoio à toda a família ALE.

Disponibilizamos, à nossa revenda, acesso gratuito a cursos presenciais e a distância de temas relevantes para nossos colaboradores e revendedores, além de participação em workshops e palestras.

A Academia busca disseminar o conhecimento e o aprimoramento, promover a cultura do bom atendimento e garantir que os revendedores e equipe de pista estejam atualizados e preparados para prestarem bons serviços aos nossos consumidores.

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A ALE é uma das maiores distribuidoras de combustíveis do Brasil e estamos prontos para oferecer ao seu negócio todos os serviços, logística e operações dos mais altos padrões de qualidade.

Oferecemos um catálogo de produtos, serviços e oportunidades que favorecem a eficiência de sua operação. Além disso, estamos sempre inovando para seguirmos próximos do seu dia a dia e potencializar o desempenho do seu negócio.

Também contamos com uma frota própria para garantir que seu pedido seja entregue da maneira que você pediu e sempre dentro do prazo estabelecido. E se você precisar de condições especiais de pagamento, empréstimos ou financiamentos a ALE também é a parceira ideal.

Nossa empresa ainda tem muito mais a oferecer, entre em contato com o nosso setor comercial para entender todas as vantagens de ser parte da família ALE.

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