O inverno chegou, e não demora muito para os termômetros marcarem temperaturas mais amenas. Nos dias mais frios, os motoristas deixam as janelas do carro fechadas e é comum ver, pelas ruas, vidros embaçados. Para amenizar o problema, muitos motoristas usam uma flanelinha para melhorar a visibilidade. Separamos algumas dicas para você entender melhor por que os vidros ficam embaçados e a melhor forma de lidar com esse tormento.
Por que o vidro do carro fica embaçado?
Antes de pensar em uma solução para o vidro embaçado, é preciso entender por que isso acontece. Em períodos de temperaturas baixas, o ar que está dentro do veículo fica mais quente que o de fora. Isso acontece por que, o calor do corpo e a umidade da respiração elevam ainda mais a temperatura interna do carro. Com isso, as moléculas de água que estão em estado gasoso entram em contato com o vidro frio e viram líquido, deixando o vidro embaçado.
Sem vidros embaçados
A melhor maneira para acabar com o problema é retirar as partículas de água de dentro do carro para que ele se torne menos úmido. O ar-condicionado é considerado a melhor opção para isso, pois ele vai equilibrar a temperatura do lado interno do vidro à do lado externo.
A dica é, nos dias de frio e chuva, aumentar a potência do ar-condicionado e direcionar a saída do ar para o para-brisa.
Desembaçador
Esse acessório é composto de filetes eletrônicos que, quando acionados, esquentam e absorvem a umidade do vidro. É uma solução para os carros que não possuem sistema de ar-condicionado.
Ar quente
Esse é um método eficiente, pois faz as gotículas de água que embaçam o vidro evaporar. Porém ele não elimina umidade do ambiente, e por isso, o vidro volta a ficar embaçado depois de um tempo.
Ar frio
O ar frio equilibra a temperatura interna e externa do vidro e impede a formação de partículas de água. Da mesma forma que o ar quente, essa técnica também não elimina a umidade do ar e com o tempo, os vidros acabam embaçando novamente.
Dicas para prevenir
• Mantenha as janelas do carro sempre limpas
• Lave as partes externas e internas dos vidros com sabão neutro e água
• Para secar, utilize folhas de jornal e finalize com um pano absolvente. Esse procedimento eliminar a sujeira e vai garantir melhor visibilidade
• Não passe a mão no para-brisa. A gordura da pele pode piorar a visibilidade.