Celular e trânsito não combinam!

Data da publicação: 06/08/2014

Tags desse post:

Compartilhe:

shutterstock_169609106

Usar o celular, mesmo que seja “rapidinho”, quando estiver parado no sinal, é proibido tanto quanto dirigir usando o aparelho.  Hoje em dia, muitos acidentes de trânsito acontecem por falta de atenção do condutor, e entre os motivos de distração, está o uso do celular. A seguir, preparamos para você um guia com as situações em que o uso do celular no trânsito é proibido.

Celular na função Viva voz

O Código de Trânsito Brasileiro não prevê penalidade para o uso do celular na função viva voz, mas de toda forma, o recomendado é não utilizar. Mesmo que seja para fazer uma ligação rápida, o uso do celular pode desviar sua atenção do trânsito.

Fone de ouvido

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é proibido o uso de fones de ouvido. Um dos motivos é que, além de desviar a atenção, ele impede que o motorista escute os sinais sonoros do trânsito.

Celular na função GPS

shutterstock_79518751

O motorista pode sim utilizar o GPS ou o celular na função GPS, mas seguindo algumas regras como: o GPS ou celular deve estar afixado com um suporte no para brisa ou no painel do veículo. De forma alguma você deve dirigir com o aparelho na mão ou no banco do carro.

Penalidades

Dirigir com fone de ouvido ou utilizando o celular pode render para o motorista uma infração média com 4 pontos na carteira e multa de R$86,13. Por isso, fique atento! Enquanto estiver dirigindo, não utilize o celular para ler mensagens, atender uma ligação ou para colocar uma música. Essas atividades, que parecem tão simples, podem desviar a atenção do motorista e provocar acidentes.

Portanto, enquanto estiver dirigindo, mantenha a atenção no trânsito e o celular guardado no bolso!

 

  • Posts Relacionados