Como calcular a rentabilidade do posto de combustível?

Data da publicação: 28/03/2022

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Já pensou em aumentar a rentabilidade do seu posto de combustível? Se não, é porque você ainda não entende a importância desse indicador. Essa métrica é importante para entender se os investimentos estão trazendo os resultados esperados e evitar futuros gastos desnecessários. 

Afinal, nenhum gerente ou posto de combustível quer ter prejuízos financeiros na hora de implementar um novo negócio, não é? Então, continue lendo o artigo que preparamos para você descobrir como calcular e aumentar a rentabilidade do seu posto de combustível.

O que é rentabilidade?

O conceito de rentabilidade possibilita a medição do potencial do negócio. Em resumo, é o retorno que um investimento gera para a empresa. Dessa forma, é imprescindível fazer um planejamento toda vez que você pensa em implantar alguma novidade. Tanto para saber uma previsão do lucro, quanto se o investimento é rentável ou não. 

Construir o hábito de realizar a medição desse indicador é fundamental para os gestores e empreendedores de postos de combustível. Assim, é possível avaliar as novas estratégias com base nos cálculos, diminuindo a possibilidade de prejuízos financeiros e desgastes emocionais.

Como calcular a rentabilidade?

O indicador da rentabilidade é feito em porcentagem e demonstra o quanto seu negócio ganhou ou perdeu no investimento. Geralmente, o cálculo é feito por meio da divisão do lucro da empresa pelo valor total do investimento vezes 100.

Ou seja, lucro líquido / investimento total x 100. Um exemplo para deixar mais claro: se seu posto fez um investimento de R$ 100 mil e o lucro líquido foi de R$ 60 mil, você teve uma rentabilidade de 60%. Mas, o que isso significa na prática?

Como explicamos, a rentabilidade aponta quando o investimento valeu a pena ou não. E quanto mais próxima essa porcentagem for de 100%, significa que o resultado está sendo positivo. Porém, se o índice for muito menor, abaixo de 30%, por exemplo, não são boas notícias. 

Se isso acontecer, será preciso criar estratégias e elaborar um novo plano organizacional para visar o aumento da rentabilidade. 

Outros indicadores para avaliar no seu posto

Lucro líquido e bruto

Para descobrir a porcentagem da rentabilidade, é preciso saber o lucro líquido. Mas, o que exatamente esse indicador significa? Existem dois tipos de lucro? Calma… Vamos responder todas essas perguntas.

O lucro é o indicador de quanto um negócio fatura, descontando os custos da produção, manutenção, mão de obra, etc. O conceito de lucro líquido é o valor final da receita que a empresa fatura após descontar tributos e gastos. Já o lucro bruto, se refere à diferença entre o valor da venda e de produção. Ou seja:

Lucro bruto = Receita total – Custos variáveis (custos de produção, fabricação, etc)

Lucro líquido = Receita total – Custo total (custos de taxas, encargos e tributos)

Lucratividade 

Apesar de estarem relacionadas, a rentabilidade e lucratividade têm suas diferenças. A lucratividade é um indicador que mede quanto o negócio ganhou em relação ao que recebeu com as vendas.

Quando uma empresa vende um produto ou serviço, ele tem um custo para ser fabricado ou produzido. Contudo, quando se vende esse produto, além desse valor de custo, é incluído a mão de obra, fabricação, impostos, equipamentos, etc. 

Ou seja, a lucratividade também tem a ver com o operacional do processo e com o lucro, pois além de cobrir os custos, ainda gera um bom percentual de retorno para a empresa. O cálculo se baseia em lucro líquido / receita bruta x 100.

ROI: Retorno sobre o investimento

O termo em inglês ROI, traduzido para “Retorno sobre Investimento” no Brasil, indica quantas vezes o valor aplicado no negócio retorna em lucro.

Assim, ele consegue demonstrar quais são as operações que estão retornando positivamente e elevando a saúde financeira do posto, ou quais estão atraindo mais dificuldades para seu sucesso.

Ticket Médio

Esse indicador revela a performance das vendas, ou seja, a média do valor de cada produto ou serviço vendido. O cálculo considera o faturamento líquido total de um período e o número de vendas realizadas nesse intervalo de tempo.

Como hoje em dia os postos de combustíveis fornecem diversos tipos de produtos e serviços, como lojas de conveniências, ducha, calibragem de pneus, troca de óleos, entre outros, para uma análise mais eficaz do seu ticket médio, indicamos que façam o cálculo separado por cada tipo de serviço/produto. 

Descobrir o ticket médio do seu posto de combustível é fundamental, para saber se o seu valor está muito abaixo ou acima dos concorrentes e do mercado. Porque, caso isso aconteça, está na hora de elaborar algumas estratégias para mudá-lo e adequá-lo à realidade da sua região.

Porque devo me preocupar com a rentabilidade?

Depois da explicação de todos esses indicadores, porque devo me preocupar logo com a rentabilidade? Bom, primeiramente, quanto mais indicadores forem analisados sobre a empresa, melhor será seu desempenho.

Afinal, é por meio desses estudos e pesquisas que são apresentadas as falhas e melhorias. A partir dessas informações, é possível avaliar a performance do empreendimento e saber se ele está sendo rentável ou não. Ou seja, está trazendo retorno sobre os investimentos ou não.

Assim, é possível saber exatamente o que dar mais ênfase no planejamento das estratégias para potencializar as performances, caso os resultados estejam sendo negativos. 

Cada investimento feito em um posto, desde a sua implementação ou até mesmo estratégias de negócios elaboradas ao longo dos anos, demandam custos, tempo, dedicação e planejamento. Por isso, é importante entender se todo esse esforço está sendo recompensado. 

Estratégias para aumentar a rentabilidade

Se você ou sua equipe perceber que a rentabilidade não está demonstrando retornos positivos, por meio das análises de especialistas, chegou a hora de elaborar estratégias para aumentar essa métrica!

Planeje todos os investimentos

Infelizmente, existem diversos casos de gerentes e donos de combustíveis que fazem investimentos altos em negócios que acreditam que irão valer a pena, mas quando chega na hora dos resultados, as expectativas não são correspondidas. Isso acarreta perda de dinheiro, o que não é favorável para nenhum empreendimento.

Por isso, é muito importante estudar, planejar e executar as aplicações com a maior cautela possível. Quando bem estruturados, esses investimentos, ao invés de prejuízos, trarão rentabilidade e podem aumentar também a lucratividade, ROI e até mesmo o Ticket Médio.

Convide especialistas na área de finanças e investimentos e, com eles, produza um planejamento detalhado e inovador. Veja algumas dicas que selecionamos para otimizar o controle financeiro do seu posto.

Invista em ter lucro líquido

Como percebemos, o lucro líquido é uma parte importante da rentabilidade. É ele que, com o valor do investimento, fará parte do cálculo. Quando se analisa o que realmente traz lucro para o posto, deve-se investir naquilo para aumentar a rentabilidade.

Atenção nos preços de vendas e promoções

Para que todos os indicadores tenham sucesso, seu posto precisa estar alinhado com o mercado. Principalmente quando falamos de preço e valores de produtos e serviços. Não é porque o seu posto é o mais barato, que ele venderá mais, correto?

Portanto, a precificação é parte importante do processo de rentabilidade, pois deve-se oferecer um preço justo em relação ao serviço ou produto para seus clientes, incluindo os custos, mão de obra, produção, etc.

Quando não há essa análise, é possível que você perca clientes, tanto por vender mais barato que todo mundo, ou com preços extremamente abusivos. Buscar o equilíbrio é fundamental. Entenda mais sobre como calcular o valor da gasolina do seu posto aqui.

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