Como caprichar na limpeza da sua moto

Data da publicação: 21/05/2014

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Lavar uma moto parece ser uma coisa simples, mas deixar limpa de verdade sem correr o risco de danificar é outra coisa. Uma boa limpeza começa na escolha correta de produtos específicos. O uso de produtos inadequados pode provocar reações químicas com algumas peças e até mesmo gerar manchas ao longo do tempo. Você, que é louco com sua moto, não vai querer isso, não é mesmo? Então é bom você tomar nota de algumas dicas:

Nada de querosene
Uma grande maioria utiliza o querosene para fazer a limpeza, pois ele faz o papel de desengraxante e não oferece riscos para a moto. Porém, o meio ambiente sofre, pois é insolúvel na água e a evaporação é lenta.

Sendo assim, resta uma opção ecologicamente correta para limpar a sua moto: os detergentes líquidos biodegradáveis e uma boa esfregação.
Antes de iniciar a limpeza, certifique-se de que o motor está frio. A água gelada em contato com o motor ainda quente pode danificar a moto. Vede as entradas de ar e o escapamento da moto antes de jogar água.

Para a limpeza ser ainda mais eficiente inicie pelas partes mais sujas – parte inferior – e com a ajuda de um pano e uma escova inicie a limpeza do motor. Dica: retire o excesso de graxa da escova constantemente, antes de reutiliza-la no motor.

Terminado a parte mais suja, comece a limpeza de cima para baixo, utilizando panos limpos e macios. Atenção especial e paciência na hora de limpar o tanque e carenagem, que requerem habilidades, pois são cheios de detalhes.
Volte para a parte inferior da moto e retoque novamente a limpeza, aproveitando que já não existe graxa para remover.

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Toque final
Utilize panos secos e macios e finalize com um jato de ar forte e morno (um secador) para retirar o acúmulo de água das aletas e parafusos.
Finalize a limpeza aplicando uma boa cera. O polimento vai ajudar a esconder riscos e manchas na pintura. Por fim, não se esqueça de lubrificar a moto, pois após a limpeza, toda a camada de óleo será removida.

Dica de ouro
· Não utilize “pretinho” nos pneus. A moto precisa de equilíbrio e este produto tira a aderência dos pneus.

· Nas partes de borracha ou plástico, você pode utilizar silicone para conservar os detalhes da moto.

 

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