Como diminuir acidentes em um posto de combustível

Data da publicação: 16/12/2022

Compartilhe:

Um posto de combustível é um lugar naturalmente perigoso. Afinal, o principal produto comercializado, que é o combustível, contém componentes e produtos químicos que possuem características de inflamabilidade e toxicidade. Além disso, a própria estrutura e localização do posto também pode deixar o ambiente mais propício para acidentes.

Dessa forma, é importante que os gestores pensem e planejem sobre os possíveis riscos do posto de combustível para, assim, evitá-los. A segurança dos colaboradores e clientes deve ser prioridade para quem pretende ter qualquer tipo de estabelecimento. E não só a segurança física, mas também a saúde de todos.

Continue lendo para descobrir como diminuir possíveis acidentes neste estabelecimento.

Quais são os acidentes mais comuns?

Os acidentes mais comuns são incêndios e explosões, por causa da gasolina e do álcool. Afinal, eles contêm muitas substâncias químicas que podem causar graves danos à saúde.

exposição dos trabalhadores às substâncias é feita principalmente por vias respiratórias, mas também em contato com a pele ou os olhos. Assim, causando dor de cabeça, irritação nos olhos e garganta, náuseas, vômito, tontura e perda de memória.

Dessa forma, é fundamental manter a estrutura do local preparado, incluindo limpeza e organização, além de treinar os colaboradores para situações de perigo.

Normas e medidas de segurança

O Ministério do Trabalho tem estabelecido algumas normas e medidas para trazer mais segurança para todos que frequentam o posto de combustível. Portanto, foi criado a Norma Regulamentadora NR-20, os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), entre outras medidas de segurança. Saiba mais neste artigo.

O gestor ou o próprio dono do posto de combustível precisa designar uma pessoa para ficar responsável de gerenciar se as normas e medidas estão sendo seguidas da forma correta.

Medidas protetivas

Além dos responsáveis do estabelecimento tomarem os cuidados necessários para evitar acidentes, a equipe também precisa se atentar a algumas atitudes que podem colocar a própria segurança em risco.

Como o combustível, principal produto comercializado no posto, é inflamável, não é recomendado fumar nem deixar o cliente com o veículo ligado enquanto abastece. Além disso, os materiais também devem ser adequados para o manuseio de inflamáveis.

Outra questão que deve ter atenção são as bombas ligadas após os abastecimentos, o que torna um perigo para a respiração de clientes e funcionários. Por isso, é importante desligar imediatamente para diminuir problemas respiratórios.

Todas essas recomendações são importantes e devem estar presentes em sinalização espalhadas pelo posto. Algumas placas e adesivos são até obrigatórios, para indicar e buscar conscientizar as pessoas que ali transitam.

Seguindo nossas dicas, você oferecerá um ambiente seguro e protegido à sua equipe e clientes. Gostou deste artigo? Então, nos siga no Facebook, Instagram e Linkedin! Por lá, divulgamos outras dicas, produtos, serviços e promoções.

  • Posts Relacionados

  • Portal de Agendamento: Organize suas viagens com segurança e conforto

    ›››
  • Como contribuir para um trânsito seguro em 3 passos

    ›››
  • Maio Amarelo: ALE apoia a causa para +Segurança no Trânsito.

    ›››
  • Troca de óleo: o que é e para que serve?

    Troca de óleo: O que é e para que serve?

    ›››