Como fazer uma excelente gestão do seu posto de combustível?

Data da publicação: 07/02/2022

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Para que um posto de combustível gere lucros e permaneça ativo por anos, é imprescindível que tenha uma excelente gestão. Afinal, cada operação tem suas particularidades e necessita de uma administração diversificada. Só assim, é possível obter a chave para o sucesso.

No entanto, existem alguns setores e áreas que necessitam de mais atenção. Por isso, desenvolvemos algumas dicas para ajudar a saber quais são esses principais pontos e como priorizá-los. Continue a leitura!

Priorize o atendimento ao cliente

Você conhece o ditado “o cliente tem sempre a razão”? Por muitos anos, lojas e organizações usaram o lema como forma de garantir que os clientes continuassem fiéis aos em seus estabelecimentos, principalmente quando surgia algum desentendimento. Esse era o conceito de “bom atendimento”.

Hoje em dia, o cenário está um pouco diferente. Por meio de estudos e pesquisas, foi identificado a necessidade do cliente pelo atendimento personalizado e de qualidade. Além disso, por estarem mais ativos e engajados com as marcas, exigem um cuidado especial.

Um dos motivos é a evolução das tecnologias nas mídias digitais, que possibilitou um avanço nas formas de se fazer marketing, publicidade e propaganda. Com o acesso a dados e informações valiosas sobre o seu consumidor, é possível fazer anúncios e atendimentos direcionados ao público de forma específica.

O sucesso do seu posto depende de sua capacidade de oferecer experiências personalizadas, que atendam às necessidades ou ideias que os consumidores já têm em mente. Uma sugestão é fazer pesquisas de satisfação trimestralmente, para saber como estão as avaliações dos seus serviços.

Além disso, sempre produza treinamentos, workshops e palestras sobre atendimento ao cliente para sua equipe. Também é importante se colocar à disposição para ouvir melhorias e sugestões daqueles que lidam diretamente com o consumidor: os frentistas.

Mantenha seu financeiro organizado

A administração de um posto de combustível é uma das principais partes para uma excelente gestão. No entanto, são diversas atividades que precisam ser desenvolvidas para que você comece a ter investimento em vez de prejuízos.

Por isso, é preciso colocar pessoas especializadas no assunto para cuidar desse setor, principalmente para ficarem responsáveis pelo planejamento, execução e análise das estratégias.

Planejar o financeiro do seu posto pode te auxiliar a ter mais lucros, além de evitar que fique no prejuízo caso ocorra alguma crise interna ou externa. Além disso, analisar os custos e despesas das operações também é importante, pois só assim será possível identificar falhas e sugerir melhorias. 

Portanto, fique atento ao fluxo de caixa, investimentos, despesas fixas e variáveis e capital de giro. 

Potencialize sua loja de conveniência

Lojas de conveniências trazem muitos benefícios para o posto de combustível: você amplia o mix dos seus produtos e serviços, cria um diferencial dos concorrentes e pode gerar retornos lucrativos para seu estabelecimento. 

Mas para isso, é preciso uma gestão eficaz. Afinal, ela tem suas particularidades que precisam de atenção, como o estoque dos produtos, organização das prateleiras, identidade visual marcante, variedade de produtos, atendimento personalizado aos clientes, e muito mais!

Procure avaliar sempre o seu estoque e, se possível, estabeleça uma data para fazer esse controle periodicamente. Organize as prateleiras para chamar a atenção do cliente, pois com a otimização certa, você terá mais sucesso nas vendas. Além disso, treine a sua equipe para oferecer o melhor atendimento ao cliente.

Invista em marketing

Outro ditado muito popular no meio dos negócios é “o marketing é a alma do negócio”. Quem falou, não mentiu! Para Luis Grottera, que disse essa frase em outubro de 1996, o marketing é uma atividade que inclui estudo, avaliação de potenciais da empresa e a forma de levá-los ao consumidor.

Mesmo após tantos anos, o conceito de marketing evidenciado por Grottera ainda faz parte dos dias atuais. A reputação, imagem, avaliação, desenvolvimento de estratégias, entre diversas outras partes fundamentais de um negócio, dependem do marketing.

Por isso, tanto no online, quanto no offline, é possível elaborar estratégias para divulgar os seus produtos e serviços e obter lucratividade por meio desse investimento. O importante é alinhá-las às tendências e ter um objetivo em mente. 

Não tenha medo de investir no digital! Segundo dados da HubsPot, desenvolvedora de software, 49% dos usuários da internet afirmam que provavelmente comprariam marcas das quais viram anúncios ao navegar, o que representa uma grande oportunidade para os anunciantes crescerem por meio dessa tática. 

Crie um site personalizado do seu posto, coloque uma pessoa responsável ou, se possível, uma equipe para atribuir a função de gestão. Além disso, anunciar no Google é uma ótima estratégia, para estar nos primeiros lugares quando alguém pesquisar postos de combustíveis nas proximidades. 

As mídias sociais também são importantes para estarem presentes. Por isso, veja quais são os principais canais que seus clientes utilizam e crie páginas, engaje com seu público, participe das trends e faça conteúdo personalizado.

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A ALE é uma parceira para todas as horas e por isso oferece o melhor combustível e todas as soluções para facilitar o seu cotidiano. E para te ajudar ainda mais na gestão, temos um sistema de gestão de clientes, o ALE System, que permite um gerenciamento 360º exclusivo para sua ALE Express.

Somos a quarta maior distribuidora de combustíveis do Brasil. Estamos prontos para oferecer ao seu negócio todos os serviços, logística e operações que você precisa com os mais altos padrões de qualidade.

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