
Algumas atitudes simples podem garantir a segurança do motociclista em dias de chuva. Confira algumas dicas:
- Se for pego de surpresa por um temporal, a melhor coisa a fazer é parar a moto e esperar a chuva passar. Adiar a saída em dez minutos já é o suficiente para ficar livre da pior parte do temporal. O asfalto molhado provoca o fenômeno da aquaplanagem, a falta de contato do veículo com o solo, devido a uma camada de água debaixo do pneu.
- Para não se molhar, prefira equipamentos impermeáveis, como jaqueta, calça e as luvas de couro. Utilize um par de botas próprias para moto, que são impermeáveis, ou um conjunto de polainas (meias) próprias para uso com moto para cobrir o calçado.
- Mantenha a manutenção da moto em dia conforme orientação do manual.
- No primeiro sinal de chuva, reduza a velocidade e mantenha distancia dos outros veículos. A água que cai na pista forma uma mistura com os resíduos de óleo e combustível, o que deixa a pista extremamente escorregadia.
- Evite passar nas poças d’água, elas podem esconder verdadeiras armadilhas na pista, como buracos e bueiros.
- Quando a pista está molhada, o sistema de freios da moto fica comprometido e não responde imediatamente o comando. Para não correr riscos, a dica é evitar manobras bruscas, reduza a velocidade e aumente o tempo de frenagem.
- A chuva compromete a visibilidade tanto do motociclista quanto do motorista. Por isso, mantenha o farol aceso, mesmo durante o dia. Mantenha a viseira totalmente abaixada e as entradas de ar do capacete abertas.