Quem tem moto sabe muito bem as vantagens que esse veículo tem no trânsito. Além de economizar tempo e combustível, fica livre do aperto dos transportes públicos.
Porém, pilotar uma moto entre os carros nos grandes centros urbanos não é tarefa simples e exigem alguns cuidados. Confira as dicas da ALE para fazer bonito.
Pode circular no corredor?
O motociclista nunca deve andar o tempo todo no corredor. O ideal é só optar pelo corredor quando os carros estiverem completamente parados. Antes de entrar no corredor, sinalize com a seta e observe se não tem outras motos passando. Quando o trânsito estiver fluindo, permaneça no centro da faixa e ocupe o espaço de um carro.
Andar no corredor envolve riscos. Então, só faça isso com total segurança.
Farol sempre aceso
Não importa se é dia ou noite, o farol da motocicleta deve estar aceso sempre. Sua função vai além de iluminar o caminho durante a noite. O farol serve também para alertar outros motoristas e pedestres. Agora que você já sabe, use!
O perigo do ponto cego
Mesmo usando o farol, seta ou observando bem antes de fazer uma manobra, o motociclista ainda precisa ter cuidado com o ponto cego – áreas onde a visão do motorista é bloqueada. Por isso, evite andar muito próximo às laterais dos carros.
Na rua, na chuva, na fazenda
Não importa o local. Com a chuva, a visão do motorista fica comprometida e a pista escorregadia. Antes de fazer uma manobra, sinalize e tenha certeza que o outro motorista está vendo você.
A famosa fechada
Fique muito atento quando for transitar no corredor, pois a qualquer momento um motorista pode mudar de faixa para aproveitar uma brecha entre os carros. Vale reforçar mais uma vez: procure manter a moto no centro da faixa, assim como um automóvel.