De moto por aí! Veja como pilotar entre os carros com segurança.

Data da publicação: 23/01/2015

Tags desse post:

Compartilhe:

shutterstock_196706267

Quem tem moto sabe muito bem as vantagens que esse veículo tem no trânsito. Além de economizar tempo e combustível, fica livre do aperto dos transportes públicos.

Porém, pilotar uma moto entre os carros nos grandes centros urbanos não é tarefa simples e exigem alguns cuidados. Confira as dicas da ALE para fazer bonito.

Pode circular no corredor?

O motociclista nunca deve andar o tempo todo no corredor. O ideal é só optar pelo corredor quando os carros estiverem completamente parados. Antes de entrar no corredor, sinalize com a seta e observe se não tem outras motos passando. Quando o trânsito estiver fluindo, permaneça no centro da faixa e ocupe o espaço de um carro.

Andar no corredor envolve riscos. Então, só faça isso com total segurança.

Farol sempre aceso

Não importa se é dia ou noite, o farol da motocicleta deve estar aceso sempre. Sua função vai além de iluminar o caminho durante a noite. O farol serve também para alertar outros motoristas e pedestres. Agora que você já sabe, use!

shutterstock_94817491

O perigo do ponto cego

Mesmo usando o farol, seta ou observando bem antes de fazer  uma manobra, o motociclista ainda precisa ter cuidado com o ponto cego – áreas onde a visão do motorista é bloqueada. Por isso, evite andar muito próximo às laterais dos carros.

Na rua, na chuva, na fazenda

Não importa o local. Com a chuva, a visão do motorista fica comprometida e a pista escorregadia. Antes de fazer uma manobra, sinalize e tenha certeza que o outro motorista está vendo você.

A famosa fechada

Fique muito atento quando for transitar no corredor, pois a qualquer momento um motorista pode mudar de faixa para aproveitar uma brecha entre os carros. Vale reforçar mais uma vez: procure manter a moto no centro da faixa, assim como um automóvel.

  • Posts Relacionados