No liguajar dos praticantes de trail, rôia é o piloto novato, inexperiente, que toma tombos e que normalmente atrasa o resto do grupo. Todo mundo no começo é rôia, não tem jeito, porém algumas vezes, mesmo já com alguma experiência, volta-se aos tempos de rôia, foi o meu caso hoje …
Eu e Bruno saimos pela manhã fazendo as tradicionais Perdidas e Desaparecidas, trilhas fáceis que não levamos mais de 20 minutos para completar. Após uma parada para tomar uma água de côco na Jack, nos juntamos a um grupo de 8 pilotos com a intenção de explorarmos algumas trilhas que não conhecíamos … foi aí que começou o sufôco ..
O destino final era o topo do mundo, um lugar belíssimo onde a turma voa de parapente e asa-delta, o caminho escolhido foi a estrada para macacos e depois pela trilha chadada tapete branco. O início da trilha foi tranquilo, alguns decidões e alguns percussos margeando enormes ribanceiras, até ai tudo bem … o sufôco começou ao chegarmos num leito de um rio seco , imaginem uma subida íngreme só de pedras e pedregulhos … já não bastasse a dificuldade da subida , minha moto ainda achou de dar um problema na partida elétrica o que me obrigava a utilizar o pedal para ligá-la novamente a toda parada de motor, o que intensificava mais ainda o cansaço.
Num dos trechos da subida não teve jeito … empanquei, morto de cansado, só consegui sair com a ajuda do restante do grupo , durante cerca de meia hora imaginei que ficaria no meio do mato sem fôlego e sem água, ou seja, um autêntico dia de rôia …
Há 03 semanas atrás, Cyro fez a trilha das Perdidas conosco pela primeira vez e teve seu dia de rôia, várias vezes parou no meio do caminho para recuperar o fôlego, na ocasião me lembrei da minha primeira vez e pensei que nunca mais passaria por isso, ledo engano … nunca ache que já sabe tudo, uma trilha mais difícil e desconhecida pode aparecer e você relembrará os seus tempos de rôia … abaixo uma foto de satélite do percurso percorrido :
A trilha começa na cidade de Macacos e termina no Posto Chefão, são cerca de 20 Km de muita pedra e barro, a trilha tapete branco apesar de difícil é muito bonita, pena que não pude aproveitar o visual devido ao cansaço e a dificuldade de percorrê-la pela primeira vez. Abaixo segue o link de um vídeo no youtube feito por outros pilotos, que mostra um pouco da dificuldade que enfrentamos hoje.