
Com o tempo de uso, é natural que o pneu apresente um desgaste e até mesmo furos. Quando esse imprevisto acontecer, o importante é saber exatamente como agir.
Prevenção
Alguns cuidados simples podem ajudar o veículo a ter um bom desempenho e a prevenir alguns problemas, como os furos, rasgados e desalinhamento das rodas:
- Escolha um pneu adequado.
- Faça calibragem na frequência indicada no manual do veículo.
- Realize o alinhamento e balanceamento periódico ou conforme o manual do carro.
Troca do pneu
Mesmo seguindo todos esses cuidados, imprevistos acontecem. Você pode estar com o veículo em movimento e por algum motivo o pneu furar. Nesse casso, basta seguir alguns passos para realizar a troca:
- Estacione em um local seguro.
- Sinalize com triângulo luminoso e ligue o pisca alerta.
- Mantenha sempre dentro do carro o “kit para troca”. Ele contém todas as ferramentas necessárias para realizar o serviço: triângulo de sinalização, chave de roda e macaco hidráulico.
- Para iniciar a troca, utilize o macaco hidráulico, posicionando a ferramenta no lugar certo, que é sinalizado por uma seta localizada próxima ao pneu, na “saia” do carro. Antes de elevar o carro, desaperte os parafusos com a chave de rodas, girando no sentido anti-horário. Não retire totalmente os parafusos. Utilize o macaco para subir o carro a uma atura suficiente para retirar a roda e termine de desparafusar. Encaixe o estepe, desça o carro e aperte os parafusos no sentido horário. Certifique-se de que a roda está bem presa.
- Mesmo com essas dicas, caso você não se sinta seguro para fazer a troca, acione sua seguradora.