Tags desse post:
A Black Friday é uma das datas mais esperadas do ano para o mercado de varejo. E ela está se aproximando! Apesar de ter sido originada nos Estados Unidos, o evento de promoções consolidou-se de forma expressiva no mercado brasileiro, representando uma oportunidade para impulsionar seu negócio.
Em 2024, espera-se um faturamento de 10% a mais do que em 2023. A data, que cairá no dia 29 de novembro, tem a estimativa de R$7,6 bilhões a mais de vendas que o ano interior. E as lojas de conveniência, comumente associadas a compras rápidas e práticas, se deparam com uma situação estratégica na Black Friday.
No episódio 163 do podcast Tanque Cheio, a Karen Rodrigues, head da Academia Corporativa ALE, conversa com Cláudio Moreira que é especialista em varejo, sobre como aproveitar a Black Friday nas lojas de conveniência. Confira alguns dos principais pontos discutidos!
Embora seja comum a percepção de que essa data tenha foco apenas em setores como moda e eletrodomésticos, as lojas de conveniência também podem aproveitar essa ocasião para alavancar as vendas da sua loja de conveniência e fortalecer a fidelidade dos clientes.
As lojas de conveniência, tradicionalmente focadas em compras de necessidade imediata, como lanches e/ou bebidas, têm a oportunidade de adotar estratégias criativas e eficazes durante a Black Friday.
Assim, podem deixar de ser apenas um local de paradas rápidas para serem vistas como destinos de compras atrativos, capazes de oferecer promoções e experiências relevantes ao consumidor.
Defina Produtos Estratégicos:Analise os hábitos de compra dos seus clientes para escolher quais produtos e combos terão destaque na Black Friday.
Lanches rápidos e guloseimas são opções interessantes que atraem o público, por serem os itens mais procurados nas lojas de conveniência.
Garanta Estoque Suficiente: É importante manter o estoque abastecido com antecedência para aproveitar ao máximo as oportunidades desse intervalo. Se, por exemplo, estiver promovendo um desconto em energéticos, assegure-se de ter uma quantidade maior de unidades para que a oferta dure mais de um dia.
Treinamento da Equipe: Certifique-se de que todos os colaboradores conheçam as promoções e estejam preparados para um atendimento eficiente.
Controle de Filas: Evite filas longas para proporcionar uma experiência agradável ao cliente, com sistemas que agilizem o atendimento.
Divulgue as promoções de maneira estratégica. Cartazes, displays e painéis são alguns formatos interessantes para impactar os seus clientes e impulsionar as vendas na Black Friday.
Workshops e Degustações: Promova pequenas experiências para atrair clientes, como degustação de novos cafés ou produtos. Isso pode fortalecer o vínculo com a marca e aumentar o tempo de permanência na loja.
Ambientes Instagramáveis: Crie um espaço agradável que motive os clientes a tirarem fotos e marcarem a loja nas redes sociais, ampliando a visibilidade e o engajamento com a marca.
Além de atrair consumidores durante a Black Friday, é essencial criar uma base de clientes fiéis. Promova ações ao longo do ano que leve mais conforto e praticidade para o cliente, como:
Promoções do tipo compre 1 e leve 2: Incentive a recorrência de visitas por meio de promoções cruzadas e sazonais.
Ofertas Contínuas: Mantenha os clientes engajados com promoções regulares, criando uma expectativa positiva para futuras compras. Com o tempo, sua loja se torna referência para quem busca conveniência e preços atrativos.
Com planejamento e execução eficazes, a Black Friday pode ser mais do que uma simples data de vendas. Ela representa uma oportunidade para fortalecer a marca, fidelizar clientes e consolidar a loja como referência em conveniência e boas experiências.
Você já está preparado para implementar a Black Friday na sua loja?
ALE participa da ExpoPostos 2024, em uma edição com recorde de público
›››Diversificação de serviços: Aumente a rentabilidade do seu posto com soluções além dos combustíveis
›››Lojas de Conveniência: Conheça as principais tendências de 2023
›››Nova campanha em parceria com Livelo: #PinkMyFriday pontue em dobro nos Postos ALE
›››