Diversão segura

Data da publicação: 23/12/2014

Tags desse post:

Compartilhe:

shutterstock_191716883

Fim de ano é tempo de muita festa, mas para garantir a diversão segura, não se pode misturar bebida e direção. Essa combinação é mais perigosa do que se imagina. Para se ter uma ideia, o álcool está presente no sangue de quase metade das vítimas fatais dos acidentes de trânsito no Brasil. A ingestão da bebida diminui os reflexos e compromete a performance na direção, já que reduz a capacidade de percepção da velocidade e dos obstáculos, diminui a visão periférica e aumenta o tempo de reação do motorista.

Além dos perigos para o condutor, passageiros, pedestres e outros veículos, dirigir embriagado tem multa prevista de R$ 1915 e suspensão da carteira de habilitação por 12 meses, sendo necessária, ainda, a realização de um curso de reciclagem em autoescola. O motorista pode até responder criminalmente. No Brasil, diante da tolerância zero, nunca alguém está apto a dirigir depois de beber.

shutterstock_215685571

Mas há muitas alternativas para quem quer se divertir em segurança. Táxi, transporte público e revezamento entre os amigos são alguns exemplos. Para Alba Moreira Salles, estudante de direito de 22 anos, a saída é planejar com antecedência. “Saio para beber pelo menos uma vez por semana, mas não dirijo nunca depois de ter bebido. O que faço é planejar e combinar com algum amigo para me buscar. Outra alternativa que uso é sair para algum bar próximo à minha casa, para poder voltar a pé”, relata.

Segundo a estudante, depois de ter sofrido um acidente em que o motorista estava bêbado, passou a ser muito mais cuidadosa com a questão. “Esse acidente me despertou para a seriedade de misturar bebida e volante. Além disso, como aluna de direito, acho que seria muito incoerente da minha parte infringir deliberadamente uma Lei tão séria como essa. Dirigir embriagado é perigoso demais porque além de colocar em risco a vida do próprio condutor, pode afetar a vida de outras pessoas também”, acrescenta.

 

 

  • Posts Relacionados