Tags desse post:
A distribuidora de combustíveis ALE prevê alcançar faturamento, neste ano, cerca de R$ 20 bilhões, 25% a mais que o registrado em 2022: R$ 15,9 bilhões. Para atingir a meta, a companhia pretende firmar 330 novos contratos com postos de combustíveis e grandes consumidores (COF), segmento formado por empresas que têm alta demanda para abastecimento de frotas e equipamentos, locadoras de veículos, transportadoras, agroindústrias, mineradoras e fazendas, entre outras. O volume de combustíveis comercializado (diesel, gasolina, etanol e GNV) deve chegar a 3,6 milhões de litros.
Para atingir esse faturamento, a ALE atendeu no ano passado aproximadamente 7,4 mil clientes, entre eles 1,5 mil postos com a marca ALE, 3,4 mil postos “bandeira branca” e 2,5 mil grandes consumidores. “Mesmo em um ano desafiador, com muitas incertezas e instabilidades, seguimos em frente e conseguimos não só navegar em um mar revolto, mas também atingir marcas importantes, além de sempre manter nossos clientes abastecidos com um atendimento diferenciado e produtos de qualidade”, afirma o presidente da ALE, Fulvius Tomelin.
Ele destaca que, em 2022, a companhia conquistou 184 postos para a Rede ALE, o maior número dos últimos oito anos. No segmento de COFA (grandes consumidores com contratos de exclusividade), foram 255 novos negócios, a maior marca desse segmento na história de 26 anos da empresa.
O ano também marcou o lançamento da linha de combustíveis de transição energética Energy, que apresenta vantagens para economia de consumo e menor emissão de poluentes. “Já temos mais de 500 postos no Brasil com a linha Energy e, neste ano, faremos uma campanha de comunicação direcionada aos consumidores”, adianta Tomelin. Ele conta que outra meta para 2023 é ampliar o número de lojas de conveniência, com foco na expansão do modelo de franquia “A Esquina” no Sudeste.
Investimentos
O presidente da ALE reforça a importância do faturamento e dos investimentos realizados em 2022 para atender os clientes com mais eficiência. “Fizemos o maior investimento em tecnologia da história da companhia: foram mais de R$ 20 milhões destinados à renovação de sistemas e arquitetura de TI; esses aportes vão seguir no mesmo ritmo neste ano. Foi iniciada a implantação do sistema de gestão (ERP) SAP para atender BackOffice e operação de distribuição de combustíveis, em conjunto comum amplo programa de digitalização das atividades da companhia. Além disso, a companhia também modernizou seu parque de hardware e links para acompanhar essa onda de investimentos.
Atualmente, a ALE opera 43 bases de distribuição e três escritórios, com atuação em 21 estados e no Distrito Federal. Para operar em toda essa extensão conta com cerca de 1.100 colaboradores diretos, mas também gera mais de 10 mil colaboradores indiretos nos postos da Rede ALE.
Capacitação
Além do faturamento, outro destaque da ALE em 2022 foi em relação à capacitação de empresários e trabalhadores dos postos de combustíveis e lojas de conveniência. Durante o ano, mais de 9 mil pessoas de 764 postos em 476 cidades de 19 estados que participaram dos projetos de qualificação da companhia. Toda a rede ALE, postos bandeira branca e consumidores B2B podem contar ainda com conteúdo disponível em várias outras mídias, como o canal da ALE no Telegram.
“Nossa Academia Corporativa atua em várias frentes e leva conteúdo de diversas formas: on-line ao vivo, cursos em vídeo, treinamentos presenciais, Ônibus Escola, podcast ‘Tanque Cheio’ e canal no Telegram”, comenta o diretor de Marketing e Varejo da companhia, Diego Pires.
Recompensas e fidelização
No relacionamento B2B (business-to-business), uma das principais iniciativas da companhia é o Clube ALE, a plataforma de incentivo e gestão dos postos da rede, criado em 2012. No decorrer de mais de uma década, o Clube ALE se transformou em uma importante ferramenta para os empresários realizarem o gerenciamento dos postos, por meio do acompanhamento de metas, consulta e realização de pedidos, rastreamento de cargas, geração de relatórios e participação em campanhas para garantir premiações para a própria revenda e para a equipe de cada posto. “O Clube ALE é uma plataforma em constante evolução e, em 2023, trará novas funcionalidades para agregar ainda mais ao dia a dia do revendedor, que terá maior proximidade e ficará sempre conectado; será ainda mais prática e eficiente”, afirma.
Marketing esportivo
Entre as ações de marketing, os patrocínios esportivos seguem em destaque nas modalidades futebol e automobilismo. A empresa é patrocinadora, desde 2019, do Sport Club Corinthians Paulista e a marca ALE integra a parte frontal das camisas oficiais da equipe masculina de futebol profissional do Timão.
“São cinco anos de trabalho em conjunto, em que desenvolvemos ações que agregam valor para o torcedor”, afirma Diego Pires. Entre elas, ele destaca a campanha promocional “Abastecendo o Bando de Loucos”, que ofereceu, no ano passado, mais benefícios aos torcedores do Corinthians no aplicativo Universo SCCP. Cerca de 150 mil integrantes da Fiel se habilitaram a ter acesso a benefício exclusivo com descontos de até 100% em abastecimentos nos postos ALE participantes. Outros marcos na parceria são a promoção “110 anos de loucura”, que estampou a paixão da torcida em cinco momentos históricos do clube, e a ação “O Maior Torcedor do Mundo”, quando a ALE ergueu um inflável gigante de 23 metros em algumas partidas do Corinthians.
No segmento de esporte a motor, a companhia patrocina, também pelo quinto ano consecutivo, a equipe Full Time Sports e o piloto Rubens Barrichello. “Em 2022, fomos coroados com a conquista do campeonato da Stock Car com o Rubinho Barrichello levando a nossa marca no peito”, comemora Fulvius Tomelin.
Sobre a ALE
A ALE, fundada em 1996, é a quarta maior distribuidora de combustíveis do país, com uma rede de cerca de 1,5 mil postos e 8 mil clientes ativos em 21 Estados e no Distrito Federal. A empresa gera cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos.
Para os revendedores, a companhia disponibiliza diferenciais, como a linha Energy (combustíveis de transição energética, mais eficientes e sustentáveis), o Clube ALE e Livelo (relacionamento e recompensas), a parceria com a Moove para fornecimento de lubrificantes da marca Mobil, a Academia Corporativa ALE (treinamento e capacitação), o programa Ligados na Qualidade (certificação do combustível), as unidades de Serviço Automotivo ALE Express e as lojas de conveniência Entreposto (EP) e A Esquina.