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Um dos desafios no dia a dia dos postos é fidelizar clientes. Independentemente do seu tipo de negócio, a fidelidade é algo fundamental. Muitas vezes é até mais importante que conquistar novos. Nesse sentido, um passo essencial é ganhar a confiança na pista. Para se tornar fiel, um cliente valoriza o atendimento, a qualidade dos produtos e serviços, o preço e a credibilidade da sua marca.
E você, o que tem feito no seu posto? Ir além do esperado pelo consumidor pode ser mais simples do que se imagina. E está tudo ao seu alcance; é só colocar em prática e surpreender. Por isso, a ALE preparou um artigo com dicas para você fidelizar clientes. Continue a leitura e saiba mais!
Antes de fidelizar um cliente, você precisa atraí-lo. Portanto, o seu posto de serviços deve ser limpo e muito bem organizado. É uma etapa em que a imagem diz tudo, literalmente.
Procure ter sempre o fluxo de bombas bem sinalizado, a placa de preços visível e a sinalização de cada serviço. Manter a pintura em dia também é uma boa dica. A sua equipe deve estar sempre uniformizada e o local bem iluminado.
Falar de bom atendimento para proprietário de posto parece “chover no molhado”. Mas não é. O atendimento é fundamental para fidelizar. Quando um cliente chega para abastecer, cordialidade e agilidade são o mínimo que ele espera.
Oferecer para olhar o nível de óleo do carro ou jogar uma água no para-brisa é apenas o básico. Que tal também calibrar os pneus? Entenda o que o consumidor precisa e utilize os serviços do seu posto em prol de um atendimento completo, humanizado e personalizado. Manter a equipe bem treinada é fundamental para levar ao consumidor uma experiência positiva.
Se algo der errado, o cliente deve ter liberdade para fazer reclamações ou sugerir melhorias. E isso pode acontecer muitas vezes de maneira informal, durante o abastecimento. A equipe deve anotar, avaliar e dar um retorno. Isso demonstra cuidado e atenção, que também são essenciais para a fidelização.
Satisfazer a necessidade do cliente com o produto básico do posto é obrigação. Para superar expectativas é necessário conhecer a necessidade de cada um e ir além. Que tal passar a oferecer o serviço que foi procurado na semana anterior? Ou uma ducha para um carro sujo?
O consumidor precisa enxergar no seu posto um local de solução de problemas. É ótimo se você puder ter o cadastro de cada um para oferecer serviços e descontos personalizados. Se não, a equipe da pista deve estar preparada para entender o perfil do cliente e oferecer as soluções adequadas.
Disponibilizar formas de pagamento diversificadas também contribui para fidelizar. Se possível, aceite débito e crédito; para incentivar o pagamento à vista, ofereça brindes, como ducha ou descontos na loja Entreposto.
Quando um cliente chega em um posto completo, ele consegue resolver tudo o que precisa no local. Isso é uma ótima vantagem em relação à concorrência. Enquanto o carro é lavado, o dono pode estar tomando um café na conveniência. Se precisar trocar o óleo do veículo, tem ALE Express. Além disso, oferecer serviços diversificados traz credibilidade para o posto.
Viu como fidelizar clientes não é uma tarefa tão complexa? As técnicas estão disponíveis e é preciso aplicá-las da melhor forma. Vale destacar que um cliente fiel merece algo a mais, como um brinde. Que tal uma flanela ou um saquinho de lixo?
Conte pra gente o que você tem feito no seu posto para fidelizar clientes. Comente e compartilhe suas ideias aqui nos comentários.