Flexibilidade para encher o tanque

Data da publicação: 29/06/2015

Tags desse post:

Compartilhe:

flex 03

O empresário André Henrique Duarte Sandim gosta de manter o tanque cheio. O motor flex oferece a alternativa de gasolina ou etanol, e ele prefere utilizar as duas opções ao mesmo tempo. Segundo ele, na hora de abastecer é assim: “Coloca R$ 50 de gasolina e R$ 50 de etanol”. André explica: “Ando de carro o dia todo. Gosto de ter um equilíbrio entre o consumo e o desempenho. Utilizo o etanol para o melhor desempenho e a gasolina para o tanque permanecer mais tempo cheio, já que o consumo é menor”, comenta.

Há pessoas que optam por apenas um combustível. São essas opções variadas que fazem do motor flex um verdadeiro sucesso. Lançado em 2003, a tecnologia está presente em 90% dos veículos novos que saem das fábricas. O aprimoramento do motor nos últimos anos tem reduzido as dúvidas do consumidor na hora de abastecer, afinal, uma coisa é certa: o sistema de injeção do carro identifica qual o combustível que é bombeado do tanque e faz os ajustes internos necessários para garantir o melhor funcionamento.

Muitos mitos sobre como é a mistura ideal no tanque não é problema para André. Ele sabe que o motor do carro é preparado para receber os dois combustíveis em qualquer proporção. “Já vi muitas pessoas dizendo que o carro não pode ficar só com etanol, por exemplo. Isso não é verdade. Também tive dúvidas, pesquisei sobre o assunto e vi que podemos utilizar qualquer um dos combustíveis, sem medo. Por isso é flex”, afirma.

As montadoras fazem apenas uma recomendação sobre o assunto. Se o tanque esvaziar totalmente e o motorista colocar outro combustível, o ideal é rodar pelo menos dez minutos sem desligar o carro. É importante para que os sensores façam o reconhecimento do novo combustível. Quando há alternância no abastecimento, esse impacto não é perceptível.

Você, que tem carro flex, faça a escolha de acordo com o seu perfil e fique tranquilo. O motor está pronto para ser abastecido da forma que preferir, com etanol ou gasolina. Vale lembrar que o etanol tem o melhor desempenho do motor e a gasolina a melhor autonomia.

Abasteça nos postos ALE

Nos postos ALE, você encontra combustíveis para todos os tipos de carros:

Quer saber mais dos produtos da ALE? Clique aqui!

  • Posts Relacionados

  • Mão sente o vento sair do ar-condicionado do carro

    Afinal, ar-condicionado realmente gasta combustível?

    ›››
  • Escolha o melhor combustíveis para o seu veículo

    ›››