Fotografia e condições de possibilidades

Data da publicação: 11/08/2014

Tags desse post:

Compartilhe:

O que buscamos quando estamos fotografando? A primeira resposta que me vem à cabeça é: nosso ponto-de-vista no mundo, nosso particular. Talvez daí a moda das fotografias em estilo Selfie ou Shelvie. Porém, se quisermos levar adiante mais que alguns cliques casuais, é necessário entender que para fotografar, antes de tudo, é preciso pensar.

shutterstock_144293071

Antes de elaborar um projeto artístico profissional, que envolveria outras variáveis, vamos começar pelo que deveria ser o início: a escolha do tema. Este é um ponto enganador, aparentemente fácil, mas posso dizer que há fotógrafos que passam longo tempo fotografando em busca do tema. Mas por que isso acontece? Meu palpite é que existe uma confusão que muitos cometem ao confundirem o tema com o motivo.

Tema é a ideia, ou seja, o conjunto de valores agregados em uma imagem. E por motivo entendemos aquilo que é representado. Em outras palavras é possível até dizer que o que vemos objetivamente na foto é o motivo, e o tema é o que ela deixa subentendido. Complicado?

Vamos tentar algumas sugestões de elaboração:

1) Construa uma base de referência, de influências. Imagéticas ou textuais;

2) Defina seu ponto de partida para se organizar. Qual sua inspiração? Lembrando que um projeto não é uma copia, mas uma proposta de um novo olhar;

3) Qual abordagem dará a seu tema? Poética, objetiva, ou se falarmos em plasticidade fotográfica, ela seria mais artística ou mais documental?

4) Dentro de um projeto é possível deixar uma abertura à casualidade, à novas circunstâncias que possam surgir. A intuição artística surge no próprio construir da coisa.

  • Posts Relacionados