Os postos ALE oferecem aos seus clientes três opções de gasolina: comum, aditivada e premium. A qualidade de cada uma delas interfere no preço e no desempenho do carro. Entenda as diferenças e principais vantagens de cada tipo de combustível.
A gasolina C deve ter um índice mínimo de octanagem de 87 e se isenta de corante, vai de incolor a alaranjada. Como tem baixa octanagem ela detonará antes da centelha, fazendo com que o veículo perca potência e gere ruído metálico característico, conhecido como “batida de pino”.
Possui o mesmo índice de 87 da gasolina comum, porém recebe um pacote de aditivos detergentes e dispersantes que propiciam maior limpeza do sistema de injeção, livrando o motor dos produtos de oxidação formados pela gasolina, a borra.
A vantagem da aditivada é manter as características originais de projeto dos sistemas de injeção, evitando a formação de depósitos nos injetores e válvulas de admissão.
É considerada nobre e conta com índice de octanagem mínimo, de 91. Com maior índice, o processo de combustão, que converte o combustível em energia e deslocamento, é superior, conferindo melhor desempenho ao veículo.
Isso não significa um motor mais potente, já que a potência do motor é determinada pelo projeto, e não pelo combustível. A gasolina premium permite que o motor alcance sua potência de projeto. A diferença no desempenho será notada apenas em motores que tenham alta taxa de compressão.
Fonte: Revista Carro – SP