O que você precisa saber sobre o GNV antes de começar a economizar

Data da publicação: 24/03/2021

Tags desse post:

Compartilhe:

Carro sedã prata com cilindro de GNV cinza no porta malas

Ter um carro é muito bom, uma vez que ele traz conforto na hora de trabalhar, fazer compras, passear, viajar etc. No entanto, isso traz um enorme gasto mensal com combustível, ainda mais para quem usa o veículo diariamente.

E se falarmos que existe um combustível que faz esse custo cair drasticamente e que, além de poluir menos, vem crescendo muito ao longo dos últimos anos?

É sobre ele que vamos falar nesse post, acompanhe agora o que é o GNV, como você pode adaptar o seu carro para recebê-lo e, por fim, as vantagens e desvantagens que ele traz.

O que é o GNV e do que ele é feito?

 

GNV é a sigla para Gás Natural Veicular. Ele surgiu em 1991 com o intuito de reduzir a dependência do petróleo, por isso também é conhecido como combustível do futuro.

Esse gás natural é composto por hidrocarbonetos leves, principalmente por etanol e metano, procedentes do Nordeste e da Bolívia.

Essa fonte de combustível reduz a emissão de gases poluentes em 65%. Isso é algo bom, pois ajuda a diminuir o efeito estufa na atmosfera.

É verdade que o GNV é mais barato?

 

Sim, o GNV traz uma economia maior nos abastecimentos, já que ele é mais barato que o álcool e a gasolina. Além de ser mais barato, rende mais.

Um metro cúbico de GNV faz com que o veículo percorra, em média, 13 quilômetros. Enquanto isso, carros a álcool e gasolina percorrem, respectivamente, 7 e 10 quilômetros por litro.

Existe uma calculadora que facilita o trabalho e mostra o quanto você economiza de verdade. Mas adiantamos que a economia pode passar facilmente dos 50%.

No entanto, para abastecer seu veículo com o gás natural, é preciso que ele passe por uma adaptação.

Como essa adaptação é feita?

 

Todo veículo consegue receber a adaptação para o kit GNV. Ela é feita por meio da instalação de um cilindro — que varia no tamanho, dependendo do espaço disponível no porta-malas. Se o seu carro for pequeno e o cilindro muito grande, ele pode comprometer consideravelmente o espaço disponível para carregar bagagens.

Entretanto, é primordial que essa adequação seja feite em locais autorizados pelo Inmetro. Dessa forma, a segurança do veículo e, principalmente, a sua é garantida.

Quanto custa a adaptação?

 

A conversão para GNV custa em torno de R$ 3,5 mil e R$ 5 mil. Além disso, inclua nesse valor a vistoria após a instalação e a emissão do documento que comprova que seu veículo é movido a gás natural. Os valores mudam de região para região.

Os poréns de instalar o GNV?

 

O kit instalado precisa passar por uma vistoria anual feita por laboratórios especializados. Além disso, o cilindro precisa passar por um teste que avalia sua condição a cada 5 anos. Ambas as vistorias são cobradas.

Outra coisa que deve ser considerada na adaptação é a perda da garantia do veículo. Por isso, verifique antes a possibilidade com sua concessionária.

Um ponto negativo do gás natural é que ele faz o motor perder um pouco de força. Porém, isso varia de acordo com o kit e com a capacidade do motor. No entanto, a perca média de potência é de 3%.

Também é importante saber que, por motivos de segurança, o condutor e todos os passageiros devem sair do veículo na hora do abastecimento.

E as temidas explosões? São extremamente raras e, geralmente, acontecem em kits instalados por empresas não autorizadas ou quando a manutenção não é feita.

Afinal, o que considerar antes de decidir pela instalação?

 

O principal fator é a economia gerada a longo prazo, já que o motorista recupera o valor investido rapidamente e ainda tem desconto no IPVA. O valor do imposto passa a ser 1% sobre o valor venal do veículo, em vez dos 3,5% cobrados no etanol e na gasolina.

Por fim, se você circula bastante com o carro, essa é uma ótima opção a se considerar — muito usada por taxistas, por sinal. De qualquer modo, faça os cálculos, avalie os cuidados e ponha tudo na balança.

Quer ler mais conteúdos como esse? Acesse o nosso blog e fique por dentro! Se pretende abastecer seu carro com GNV, procure um posto ALE mais próximo de você.

  • Posts Relacionados

  • Como funciona a bomba de combustível do posto?

    ›››
  • Saiba como identificar a qualidade da gasolina testando a densidade dela

    ›››
  • Veja todos os tipos de combustíveis existentes em um posto de serviços

    ›››
  • Como a tabela de preços de combustíveis é calculada?

    ›››