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As lojas de conveniência em postos de combustíveis têm se tornado cada vez mais importantes para a indústria de distribuição de combustíveis. Além de servirem como fonte de renda adicional, também atraem mais clientes para o posto de combustível.
Confira abaixo algumas das tendências relacionadas às lojas de conveniência que vão dar o que falar neste ano!
Utilizar da tecnologia para fidelizar os clientes é algo que a gente já fala com constância aqui no blog da ALE. Entretanto, poucas são as lojas de conveniência que realmente utilizam a tecnologia como um atrativo ou até mesmo um diferencial.
Além das convencionais máquinas de cartão, existem outras formas de pagamento que podem ser interessantes para o estabelecimento, como o PIX e os meios de pagamentos oferecidos por fintechs e bancos digitais.
O ESG (Governança ambiental, social e corporativa) tem se tornado assunto mundial quando se trata de tendências para 2023, em qualquer mercado que seja. Atualmente, sustentabilidade é um tema recorrente e necessário para todas as empresas, e isso não é diferente para os postos de combustíveis e suas lojas de conveniência.
Neste ano, espera-se que as lojas de conveniência usem tecnologias mais verdes, como iluminação LED e sistemas de energia renovável, para reduzir o impacto ambiental.
Apesar de não ser a primeira opção quando se trata de comida saudável, as lojas de conveniência precisam atentar-se mais para essa mudança. Após a pandemia, as pessoas estão se dedicando mais ao cuidado da saúde como um todo. E por causa disso, o hábito de praticar exercícios físicos e manter uma alimentação mais saudável também têm se tornado tendência.
Portanto, oferecer mais opções de comida fresca, como saladas, sanduíches naturais e frutas pode ser uma possibilidade para atrair esse tipo de consumidor. Dessa forma, a indústria de lojas de conveniência está se adaptando para atender a essa demanda.
Personalizar a experiência de compra será uma tendência importante para as lojas de conveniência em postos de combustíveis em 2023. O maior desafio de qualquer comércio é conhecer bem o seu cliente. E investir nisso é fundamental a cada ano que se passa.
Um grande exemplo é a multinacional H&M, que é uma rede de departamento de moda que tem mais de 5 mil lojas espalhadas por cerca de 70 países. Como toda franquia, a marca tem um padrão nas decorações, atendimento ao cliente, roupas, calçados etc.
Entretanto, eles estão planejando mudar de estratégia e elaborar planos para deixar a experiência do cliente mais personalizada. A marca construiu uma loja em Nova York para levantar dados da comunidade, como comportamento de moradores locais, esportes que mais praticam e o que mais gostam de consumir, por exemplo.
Com o uso de tecnologias como inteligência artificial e análise de dados, as lojas de conveniência serão capazes de personalizar a experiência de compra para cada cliente, oferecendo produtos e serviços que atendam às suas necessidades específicas.
Por fim, mas não menos importante, podemos citar como os espaços de conveniência vêm se tornando um atrativo para o dia a dia corrido de quem trabalha, roda pela cidade ou está apenas a passeio. Aproveitar o espaço físico, torná-lo agradável e de fácil locomoção é um passo essencial para comércios do tipo.
E é claro que a gente não poderia deixar passar o caso das lojas de conveniência A Esquina dos Postos ALE. Entre os diferenciais das lojas A Esquina está o conceito de “navegação guiada”, em que o cliente percorre um trajeto sugerido (há uma entrada e uma saída), passando por “estações”.
Entre elas, a área promocional na entrada da loja, a área de destino (refrigeradores), o balcão de padaria e food service, o checkout e a área de consumo com cenário “instagramável”.
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