Lojas de Conveniência: Conheça as principais tendências de 2023

Data da publicação: 03/05/2023

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Lojas de Conveniência: Conheça as principais tendências de 2023

As lojas de conveniência em postos de combustíveis têm se tornado cada vez mais importantes para a indústria de distribuição de combustíveis. Além de servirem como fonte de renda adicional, também atraem mais clientes para o posto de combustível.

Confira abaixo algumas das tendências relacionadas às lojas de conveniência que vão dar o que falar neste ano!

  1. Mais facilidade pela tecnologia

Utilizar da tecnologia para fidelizar os clientes é algo que a gente já fala com constância aqui no blog da ALE. Entretanto, poucas são as lojas de conveniência que realmente utilizam a tecnologia como um atrativo ou até mesmo um diferencial.

Além das convencionais máquinas de cartão, existem outras formas de pagamento que podem ser interessantes para o estabelecimento, como o PIX e os meios de pagamentos oferecidos por fintechs e bancos digitais.

  1. Aumento das opções de sustentabilidade

O ESG (Governança ambiental, social e corporativa) tem se tornado assunto mundial quando se trata de tendências para 2023, em qualquer mercado que seja. Atualmente, sustentabilidade é um tema recorrente e necessário para todas as empresas, e isso não é diferente para os postos de combustíveis e suas lojas de conveniência.

Neste ano, espera-se que as lojas de conveniência usem tecnologias mais verdes, como iluminação LED e sistemas de energia renovável, para reduzir o impacto ambiental.

  1. Diversidade no estoque

Apesar de não ser a primeira opção quando se trata de comida saudável, as lojas de conveniência precisam atentar-se mais para essa mudança. Após a pandemia, as pessoas estão se dedicando mais ao cuidado da saúde como um todo. E por causa disso, o hábito de praticar exercícios físicos e manter uma alimentação mais saudável também têm se tornado tendência. 

Portanto, oferecer mais opções de comida fresca, como saladas, sanduíches naturais e frutas pode ser uma possibilidade para atrair esse tipo de consumidor. Dessa forma, a indústria de lojas de conveniência está se adaptando para atender a essa demanda.

  1. Personalização na experiência de compra

Personalizar a experiência de compra será uma tendência importante para as lojas de conveniência em postos de combustíveis em 2023. O maior desafio de qualquer comércio é conhecer bem o seu cliente. E investir nisso é fundamental a cada ano que se passa.

Um grande exemplo é a multinacional H&M, que é uma rede de departamento de moda que tem mais de 5 mil lojas espalhadas por cerca de 70 países. Como toda franquia, a marca tem um padrão nas decorações, atendimento ao cliente, roupas, calçados etc.

Entretanto, eles estão planejando mudar de estratégia e elaborar planos para deixar a experiência do cliente mais personalizada. A marca construiu uma loja em Nova York para levantar dados da comunidade, como comportamento de moradores locais, esportes que mais praticam e o que mais gostam de consumir, por exemplo.

Com o uso de tecnologias como inteligência artificial e análise de dados, as lojas de conveniência serão capazes de personalizar a experiência de compra para cada cliente, oferecendo produtos e serviços que atendam às suas necessidades específicas.

  1. Melhor aproveitamento do espaço físico

Por fim, mas não menos importante, podemos citar como os espaços de conveniência vêm se tornando um atrativo para o dia a dia corrido de quem trabalha, roda pela cidade ou está apenas a passeio. Aproveitar o espaço físico, torná-lo agradável e de fácil locomoção é um passo essencial para comércios do tipo.

E é claro que a gente não poderia deixar passar o caso das lojas de conveniência A Esquina dos Postos ALE. Entre os diferenciais das lojas A Esquina está o conceito de “navegação guiada”, em que o cliente percorre um trajeto sugerido (há uma entrada e uma saída), passando por “estações”.

Entre elas, a área promocional na entrada da loja, a área de destino (refrigeradores), o balcão de padaria e food service, o checkout e a área de consumo com cenário “instagramável”.

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