Tags desse post:
Todos os anos, o mês de maio é marcado por uma causa necessária: a segurança no trânsito. A campanha do Maio Amarelo mobiliza instituições, empresas e a sociedade para um debate que vai muito além de estatísticas. Trata-se de comportamentos e escolhas diárias que podem mudar destinos. Em 2025, nos unimos a essa mobilização com a mensagem “Segurança no trânsito é manter a vida em movimento”.
Neste artigo, você vai entender o que é o Maio Amarelo, por que ele é tão importante, e como pequenas atitudes fazem grande diferença para evitar acidentes.
Criado em 2014, o Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. O “amarelo” representa a atenção e a sinalização de advertência. A escolha do mês de maio tem relação com a data em que a ONU decretou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito (maio de 2011).
O objetivo principal é engajar diferentes setores da sociedade em ações que promovam comportamentos mais seguros nas ruas e estradas. Dessa forma, não é só uma campanha visual: é um convite à mudança de atitude.
O Brasil é um dos países com mais mortes no trânsito em todo o mundo. Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, mais de 33 mil pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito no país. Isso significa uma média de 90 vidas perdidas por dia.
Uma realidade que pode e deve ser mudada com educação, fiscalização e, principalmente, responsabilidade individual.
A maioria dos acidentes de trânsito é causada por falha humana. Isso significa que muitos deles poderiam ser evitados com atitudes simples. Veja algumas práticas fundamentais:
Se, em algum momento do caminho, você precisar verificar como estão as coisas, conte com a gente.
Segurança no trânsito não é só responsabilidade de motoristas. Por isso, ciclistas devem usar equipamentos de proteção e respeitar as leis de circulação. Pedestres precisam atravessar na faixa e estar atentos ao movimento e às sinalizações . E os motociclistas devem usar capacete, evitar manobras arriscadas ou andar em cima das faixas.
Todos têm o dever de contribuir para um trânsito mais seguro e humano.
Educar para um comportamento responsável no trânsito deve ser parte da formação desde a infância. Crianças que aprendem sobre atravessar na faixa, respeitar sinais e usar o cinto de segurança se tornam adultos mais conscientes.
Família, escola e empresas têm um importante papel na construção de uma cultura de paz no trânsito. Por isso, é dever da sociedade, como um todo, sempre reforçar a importância de manter a vida em movimento.
Na campanha que lançamos no Instagram, mostramos que a segurança no trânsito depende de cada um de nós — e de cada escolha que fazemos no dia a dia.
Neste Maio Amarelo, reforçamos o compromisso com a segurança viária. Com o tema “Segurança no trânsito é manter a vida em movimento”, realizamos ações internas e externas voltadas à conscientização de colaboradores, parceiros e clientes.
Em nossos postos da rede, a ideia é lembrar que o caminho seguro é responsabilidade de todos. Cada decisão no trânsito impacta a vida de muita gente. Por isso, mais do que abastecer veículos, queremos abastecer atitudes conscientes.
ALE Combustíveis inaugura posto em Louveira (SP) neste mês
›››Clientes de posto ALE em Campinas ganham ingressos para corrida da Stock Car
›››Posto de combustíveis na Serra (ES) é eleito o melhor do mês em premiação da ALE
›››ALE Combustíveis renova patrocínio com piloto Rubens Barrichello para a temporada 2025 da Stock Car
›››