Motorista de primeira viagem

Data da publicação: 18/03/2014

Tags desse post:

Compartilhe:

shutterstock_114005578

Se você é recém-habilitado e ainda não sente confiança para dirigir, vai gostar de algumas dicas que separamos para você aprender a dominar o trânsito sem medo.

Treino
Procure uma rua sem movimento e treine os fundamentos básicos, como: o comando de pedais, as trocas de marcha e as manobras de ré e estacionamento. Repita os comandos em baixa velocidade e, conforme sua segurança for aumentando, amplie o trajeto e explore outras vias.

Vícios
Algumas manias ao volante devem ser evitadas, como deixar o pé esquerdo apoiado na embreagem ou segurar o volante com apenas uma das mãos. Evitar esses vícios garante uma direção segura e econômica.

Mãos no volante
A posição certa das mãos no volante é aquela que representa 10 horas e 10 minutos nos ponteiros do relógio. Usando as duas mãos o condutor pode fazer manobras precisas e pode reagir de forma rápida com total controle do carro.

Retrovisores
Os retrovisores devem ser usados sempre para enxergar o que acontece em volta em quanto dirige. Lembre-se que uso do retrovisor não elimina completamente os pontos cegos do automóvel.

Troque a marcha
Se você escutar o carro, vai perceber que ele “pede” a troca de marcha. A demora em trocar a marcha provoca um gasto desnecessário de combustível e compromete o desempenho do veículo.

Avalie o espaço
Antes de qualquer manobra, verifique se a distância entre o seu carro e os outros veículos é suficiente. Observe e pratique para que a ideia de espaço fique cada vez Observar e praticar. Assim, a ideia de espaço na rua vai melhorando.

Manutenção em dia
Mantenha os pneus calibrados, confira os níveis de água e óleo uma vez por semana e faça as revisões periódicas no prazo recomendado.

Rode na faixa da direita
Utilize a faixa da esquerda apenas para ultrapassagens. Dessa forma, você contribui para o fluxo de carros. Se você não tem prática, evite realizar ultrapassagens. Essa manobra requer atenção e boa noção de espaço e tempo. Para ultrapassar, é preciso levar em consideração a sua velocidade, a velocidade do carro quem é ultrapassado e, em caso de mão dupla, a do veículo que vem em sentido contrário.

 

  • Posts Relacionados