O que é um tanque bipartido?

Data da publicação: 13/08/2021

Tags desse post:

Compartilhe:

Montar um posto de serviços não é uma tarefa simples. O revendedor precisa pensar em diversos setores do posto e em detalhes que muitas vezes passam batidos pelos clientes, mas influenciam na qualidade do combustível. Um deles é o tipo de tanque escolhido para armazenar o combustível que chega ao carro do cliente. 

Por impactar diretamente na distribuição do combustível nos tanques e na logística do posto como um todo, a escolha do tanque de combustível deve ser muito bem pensada. Já pensou se o revendedor decide trocar o tipo de tanque e interrompe todo o atendimento do posto de serviços por alguns dias?

O revendedor ALE conta com uma assessoria próxima e sempre pronta a ajudá-lo nas escolhas que impactarão na qualidade do atendimento e dos produtos que ele oferece em seu posto. Uma dessas escolhas é o tanque bipartido.

Sobre o tanque de combustível nos postos

Como você leu aqui, o tanque nos postos de serviços tem a função de armazenar o combustível que chega até o veículo do cliente. Ele tem entre 15 a 30 m³ de volume, possui uma parede dupla e é enterrado a 1,20 metro de profundidade, de forma a isolar o combustível de fatores externos, como fogo e calor, que possam causar acidentes.

Essa segunda parede precisa ser construída de um material não metálico e possui um pequeno espaço entre a primeira parede, para conter eventuais vazamentos. O nome dessa disposição é “jaqueado”, que vem do inglês jacketed. O tanque de combustível jaqueado pode ser chamado também de tanque ecológico de parede dupla ou tanque subterrâneo de armazenamento.

O tanque de combustível jaqueado consegue armazenar de 15 a 30 mil litros de combustível. Cálculo rápido: se o tanque de um veículo de passeio tem aproximadamente 50 litros, logo um tanque de combustível tem capacidade de abastecer até 300 carros.

As vantagens do tanque bipartido

Um posto de serviços não possui apenas um tanque jaqueado. Para ganhar escala e capacidade de abastecimento, o revendedor pode optar por ter vários tanques, o que diminui a necessidade de recarga constante e aumenta a autonomia daquele posto. Isso aumenta também a diversidade de combustíveis oferecidos aos clientes

É aí que entra o tanque bipartido. O tanque bipartido nada mais é do que um mesmo tanque dividido em duas partes, mas que por questões de construção e material usado, oferece uma segurança muito maior que alguns tipos de combustível, como o etanol e o óleo diesel, necessitam.

Normalmente construído em aço carbono, revestido com resina poliéster e reforçado com fibra de vidro, o tanque bipartido é uma forma do revendedor aumentar a segurança do seu posto de serviços. Isso porque a fibra de vidro é resistente a hidrocarbonetos, o que diminui consideravelmente a possibilidade de algum incêndio.

Outra vantagem do tanque bipartido é que ele oferece um maior monitoramento sobre o nível do combustível. Isso porque são dois tubos de monitoramento, e não apenas mais um. 

Vale lembrar que existem normas quanto à construção dos tanques jaqueados e dos tanques bipartidos. Toda a construção do tanque bipartido deve seguir a norma NBR 16161:2013, e sua instalação deve preencher todos os requisitos da norma NBR 13781 e NBR 13783.

O revendedor ALE não precisa se preocupar: a assessoria da ALE auxilia não apenas na escolha do tanque bipartido, como presta assistência na compra, instalação e correto uso do tanque bipartido nos postos de serviços. 
Quer fazer parte da família ALE? Entre em contato e entenda como podemos auxiliar seu posto de serviço e fazer seu negócio voar!

  • Posts Relacionados

  • Conheça tudo o que a ALE faz por você, revendedor

    ›››
  • Planejamento estratégico: o segredo do sucesso para os postos de combustíveis

    ›››
  • Fuja do medo e saiba como reinventar o seu negócio

    ›››
  • 7 passos indispensáveis para ter um posto de combustíveis de sucesso

    ›››