Muitos motoristas ficam na dúvida sobre qual combustível é a melhor opção para o seu carro. Afinal, nosso carro sempre merece o melhor para que ele possa cumprir suas funções e ter um bom desempenho. Por isso, diversos fatores devem ser levados em consideração no momento da escolha do combustível.
E está muito enganado quem acha que a escolha do combustível é algo simples. Veja neste post os principais itens que você deve prestar atenção e considerar antes de escolher um combustível para o seu carro.
Reputação do revendedor
A primeira coisa que um proprietário de veículo deve levar em consideração na hora de escolher o combustível é a reputação do revendedor. Empresas que possuem histórico ruim, não cumprem o que a legislação prevê e ainda tentam enganar seus clientes são revendedores de combustível que você deve evitar.
Por isso, escolha sempre um revendedor autorizado, que ofereça um bom atendimento e que esteja em dia com as regras ambientais e com as normas da Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Qualidade do combustível
A qualidade é um quesito fundamental na escolha do combustível para o seu carro. Por isso, antes de abastecer seu veículo, preste a atenção em alguns fatores e caso sinta-se lesado, peça os seguintes procedimentos:
Painel e bomba: Fique atento ao preço que está no painel de divulgação e no preço que está na bomba de combustível. Se houver alguma divergência, faça uma reclamação com a direção do posto. Se não resolverem o problema, procure o órgão de proteção ao consumidor e denuncie essa prática;
A origem do combustível: Verifique também se o combustível tem origem lícita e garantia de procedência. Certifique-se também que a revendedora possui selo do INMETRO nas bombas e se as licenças de operação estão em dia.
Teste de vazão: Se houver desconfiança em relação à quantidade de combustível que está saindo da bomba, peça para o frentista fazer o teste de vazão. Esse teste vai tirar sua dúvida se realmente o que você pagou é o que a bomba está registrando.
Teste da proveta: Se você desconfia que houve adulteração do combustível, você pode pedir a teste da proveta. Esse teste consiste em medir o índice de etanol misturado na gasolina.
Se houver qualquer dúvida em relação a qualquer um desses itens e o posto se negar a dar explicações, procure os órgãos de proteção ao consumidor e faça valer seus direitos.
Rendimento por litro
O álcool e a gasolina são os principais combustíveis dos carros. Se você possui um carro Flex, você deve considerar qual é o combustível que vai render mais. Ou seja, escolher um combustível que possa fazer seu carro andar mais quilômetros e gastando menos dinheiro.
Relação custo-benefício
Não é necessário ser um expert em matemática e nem ser perito em química para saber qual combustível rende mais. Basta fazer uma conta simples:
Álcool: O álcool é um combustível que queima mais rapidamente. Portanto, oferece menos autonomia. Assim, só é vantajoso abastecer com álcool quando seu custo por litro está 70% abaixo do preço por litro da gasolina;
Gasolina: A gasolina oferece mais autonomia ao seu carro quando comparada ao álcool. Isso significa que com um litro de gasolina, o carro anda mais quilômetros do que com um litro de álcool. Assim, se o preço do álcool estiver 70% ou mais em relação à gasolina, opte pela gasolina que vai ser bem mais vantajoso.
Desconfie de preços muito abaixo da média
Nossa última dica é sempre desconfiar de postos e revendedores que praticam preços muito abaixo do que a média do mercado. Os combustíveis possuem o preço padronizado de acordo com a política de preços da Petrobrás.
Se considerarmos os custos com transporte, impostos, margem de lucro, entre outros fatores que compõem o preço final do combustível em cada cidade, a diferença entre os revendedores vai ficar na casa de centavos.
Por isso, um preço muito abaixo da média abre brecha para desconfiança sobre adulteração nas bombas, combustível modificado, venda ilegal de combustível, entre outras situações.
Gostou dessas dicas? Então, entre em nosso site e veja onde encontrar um posto Ale mais próximo de você!