Óleo lubrificante: como fazer a troca segura?

Data da publicação: 19/12/2016

Compartilhe:

O óleo do motor é um elemento tão importante quanto o combustível para o seu veículo. Ele é o responsável pela lubrificação das peças, melhorando o atrito entre os componentes do motor e, consequentemente, consumindo menos combustível. Sim, motor lubrificado significa economia com a gasolina. Além disso, a má lubrificação pode danificar peças importantes e gerar custos altos de manutenção. Para evitar que isso aconteça, deve-se fazer a troca dentro do prazo estabelecido, para garantir a viscosidade e evitar o acúmulo de sujeira na parte interna.

Não há uma regra universal para a troca do óleo, ela varia de acordo com o modelo e uso do veículo. O manual do carro informa uma quilometragem base que deve ser feita a troca, e consultá-lo é uma forma de se programar.

Você também deve conferir manualmente o nível: basta abrir o capô e retirar a vareta de medição, limpar a ponta com estopa ou flanela, colocar de volta e retirar novamente. Ela possui dois marcadores na ponta que indicam o máximo e o mínimo, e se o nível está entre elas, está correto. Há alguns truques para conferir de maneira assertiva. O ideal é fazê-lo logo pela manhã antes de ligar o motor, com ele frio. O veículo também deve estar em terreno plano. Se você conferiu e percebeu que o óleo “sujou” a parte bem abaixo da marca máxima, pode ser a hora de trocar.

Fique atento à opção “completar” o nível, porque ela pode não ser a mais segura. Uma vez que o modelo do veículo determina a viscosidade, base e características diferentes para o óleo lubrificante ideal, misturá-lo pode causar problemas. Por isso, o mais recomendável é procurar um profissional qualificado e estar com o manual do veículo em mãos. Solicite a troca completa, inclusive com o filtro do veículo, afinal é ele que vai impedir a circulação de impurezas pelo motor.

Para a sua segurança e do veículo, passe em um posto ALE e conte com a assistência de qualidade para a troca do óleo, abastecimento e um ótimo atendimento.

shutterstock_523682233

  • Posts Relacionados

  • A evolução dos clientes nos postos de serviços e o que eles mais desejam atualmente

    ›››
  • Posto de combustível de bandeira ALE com 2 frentistas sorrindo em frente

    6 vantagens que abastecer no posto ALE pode trazer para o seu veículo

    ›››
  • A importância de escolher um lubrificante de qualidade para o seu carro

    ›››
  • Os postos ALE têm o melhor lubrificante do mercado

    ›››