A última ÉPOCA NEGÓCIOS traz como matéria de capa uma reportagem sobre os fundadores do Garantia, Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles. Esses empresários são ícones do mundo corporativo brasileiro e, mais recentemente, passaram a ser referência também no mundo.
São por obra deles que empresas como Lojas Americanas, Brahma, ALL e Submarino, apenas para citarmos algumas transformaram-se em negócios extremamente lucrativos e modelos de gestão para o resto do mercado.
Não importa o segmento, não importa a conjuntura, o modelo Garantia de gestão parece ser uma fórmula mágica de ganhar dinheiro e de fazer negócios prosperarem. Muito torcem o nariz para seus métodos, acham-os frios, que tiram o sangue dos executivos, pode até ser…. porém os resultados são irrefutáveis. Não conheço nenhum executivo que trabalha em alguma das empresas citadas que se digam insatisfeitos, confirmam que a pressão é enorme mas que as recompensas valem a pena. Semana passada participei de um fórum de Private Equities e conheci o CFO da BR MALLS, uma das empresas do Grupo que abriu o capital com enorme sucesso ano passado, começando praticamente do zero em pouco mais de 12 meses eles compraram 39 shoppings e implantaram um ERP da Oracle, deixou claro para mim que o ritmo é de fato alucinante, que a pressão é enorme, porém em nenhum momento senti que estava arrependido de ter deixado o Banco Pactual para se juntar ao Grupo Garantia.
A matéria é extensa e vale a pena uma leitura detalhada, resumidamente, os princípios mais importantes são :
Recomendo a todos que leiam.