Por que os tanques de combustível nos postos são subterrâneos?

Data da publicação: 20/08/2021

Compartilhe:

Uma das coisas mais importantes para o revendedor de um posto de serviços e seus funcionários é ficar atento às práticas de segurança dentro do posto.

Isso porque o principal produto comercializado num posto de serviços, o combustível, é altamente inflamável. São diversas normas e regras que devem ser seguidas, por lei, para garantir a segurança e bem estar daqueles que trabalham e também dos clientes.

Uma dessas práticas é o tanque subterrâneo.

Pode perceber: se você é cliente e passa nos Postos ALE, nunca viu um tanque de combustível à mostra, na superfície. Se você é revendedor, sabe que todo o armazenamento de combustível é feito por tanques subterrâneos, enterrados a uma profundidade de 1,2m no solo. Logo, são invisíveis a quem chega no posto.

O tanque subterrâneo como opção segura

A preocupação com a segurança do armazenamento de combustível levou os revendedores de postos a adotarem uma solução simples, mas altamente eficaz: armazenar o líquido no chão. Com isso, todo posto tem ao menos alguns tanques subterrâneos para armazenar cada tipo de combustível.

Esse tanque fica completamente enterrado no chão, o que isola o combustível decom fatores externos que podem provocar a sua combustão do mesmo, como fogo, faíscas, sol e temperaturas elevadas. A terra evita a entrada de oxigênio, fundamental para o processo de combustão que acontece apenas no tanque de combustível do carro.

Outra vantagem é que esse tipo de armazenamento não ocupa espaço na superfície do posto, o que permite que o revendedor complemente seu negócio com uma área de serviços automotivos no carro, como o ALE Express; e uma conveniência, como a Entreposto.

Para garantir que o combustível ficará protegido dentro do solo, os tanques de armazenamento são especiais. Eles são chamados de “tanques jaqueados”, pois possuem duas camadas: uma de metal e uma de um material não metálico, com um espaço entre elas. Se acontecer algum vazamento, o combustível não vai para o solo. 

Bombas e cabos: ainda mais segurança para o cliente

Ao ser armazenado dentro de um tanque subterrâneo, o combustível fica bem protegido de qualquer coisa que possa iniciar o processo de combustão ou causar alguma explosão. O transporte do combustível desse tanque até o tanque do carroe combustível do cliente também segue normas de segurança.

A única conexão do tanque subterrâneo com a superfície é por meio de um cabo, totalmente sedado e vedado. Esse cabo é conectado a uma bomba, uma estrutura que fica acima do solo e é usada diariamente pelos funcionários para abastecer. É o que o cliente vê logo quando chega no posto de serviços.

Todos os cabos e conexões são vedadas com produtos específicos para garantir que o tanque subterrâneo ofereça a máxima proteção ao combustível. Outro objetivo é reduzir as perdas de combustível nesse processo.

Outro ponto importante é: como o combustível fica armazenado sem contato com o solo, ele corre menos risco de ser contaminado com partículas e impurezas que possam afetar o desempenho do veículo. Na ALE, o programa Ligados na Qualidade estuda esse fluxo e preza pela pureza e qualidade de cada tipo de combustível oferecido nos postos de serviço.

Armazenamento em casa é crime

Muitas pessoas armazenam combustíveis em galões de 5 litros, por diversos motivos: estocar o produto, levar combustível até o carro numa emergência ou até usar o combustível para outro fim. No entanto, esse tipo de armazenamento é perigoso e irregular, e não pode ser seguido num posto de serviços.

Tanto que o armazenamento de combustível em casa sem uma licença é crime, conforme as leis 8.176/91 e 9.605/98. Nada mais justo, pois: o combustível é inflamável, e ao colocá-lo num ambiente sem os cuidados devidos, você está botando em risco a segurança de todos à sua volta.

A ALE tem uma assessoria pronta para ajudar o revendedor na instalação e escolha dos tanques subterrâneos, com assistência no momento da compra e instalação dos tanques.

E quem passa nos Postos ALE, pode confiar: o tanque subterrâneo está lá debaixo da terra, protegendo o combustível que entra no tanque do carrpe combustível. 

Faça parte da Família ALE! Entre em contato e veja como podemos auxiliar na escolha e instalação dos tanques subterrâneos em seu negócio.

  • Posts Relacionados

  • Conheça tudo o que a ALE faz por você, revendedor

    ›››
  • O que é um tanque bipartido?

    ›››
  • Licenças ambientais para postos de combustíveis: saiba como funciona

    ›››
  • Diferenciais para destacar a sua loja de conveniência dos concorrentes

    ›››