Prepare o bolso: é hora de pagar o IPVA!

Data da publicação: 30/12/2015

Tags desse post:

Compartilhe:

shutterstock_338466728

O início de ano é igual para muitas famílias brasileiras: apertado.Entre as despesas típicas dessa época está o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos (IPVA). O tributo pode ser pago à vista com desconto, no mês de janeiro; ou parcelado em três vezes, nos meses de janeiro, fevereiro e março. O contribuinte deve acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu Estado para saber o valor da taxa, a data de vencimento da primeira parcela ou da cota única e o percentual de abatimento. Para efetuar o pagamento, basta se dirigir a uma agência bancária da rede credenciada, portando o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor). É possível pagar nos guichês de caixa, terminais de autoatendimento ou ainda pela internet.

À vista ou parcelado?
Quem tem dinheiro na conta ou investido em aplicações financeiras de curto prazo e de alta liquidez, como a caderneta de poupança, deve optar pelo pagamento à vista. A recomendação é do consultor e instrutor credenciado do Sebrae-MG, Carlos Eduardo Costa. “O percentual de desconto concedido pelo governo, mesmo que seja pequeno, ainda é maior do que o rendimento atual dessas aplicações financeiras no período de três meses”, afirma. Além da economia, a opção à vista traz outra vantagem: “Quitando em parcela única, você não precisará se lembrar do vencimento das demais parcelas e não correrá o risco de pagamento de multas e juros no caso de algum esquecimento”, ressalta.

Outras taxas
Além do IPVA, os donos de automóveis devem se atentar para o pagamento do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat) e da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV). Esta última pode ser emitida juntamente com a Guia de Arrecadação do IPVA. Lembrando que a quitação da taxa é obrigatória para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documento que permite a circulação do veículo. Os prazos e procedimentos para pagamento também variam de Estado para Estado. Informe-se!

  • Posts Relacionados