Saiba como aumentar a rentabilidade do seu posto de serviços

Data da publicação: 10/01/2022

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Um dos grandes questionamentos entre gestores e donos de combustíveis é se o posto de serviço está gerando rentabilidade. Afinal, estudar os resultados de seus investimentos e operações é fundamental para não ter perdas significativas. Mas, o que exatamente significa esse termo?

Para quem não sabe, a rentabilidade é o retorno sobre o investimento realizado pela empresa. Dessa forma, a métrica consegue calcular se a organização teve êxito em suas operações. 

Esse indicador é importante para entender um pouco mais sobre o mercado. Além disso, também auxilia na decisão de futuros empreendimentos, para fazer uma previsão do lucro e saber se ele será rentável ou não.

E qual a diferença de lucratividade e rentabilidade? Bom, para explicar melhor, o cálculo do lucro é feito para verificar se retorno financeiro será suficiente para cobrir os custos e gerar o resultado esperado.

Por isso, é fundamental que esse indicador seja analisado para avaliar se o que foi investido trouxe retornos positivos. Agora que você entendeu a importância de medir a rentabilidade do seu posto de combustível, continue a leitura para conhecer as nossas dicas.

Conheça seu público-alvo

Para entender o que vai gerar rentabilidade, é importante que você conheça quem é o seu público-alvo. Afinal, antes de fazer qualquer investimento, é preciso saber se as pessoas realmente vão consumir o produto ou serviço em questão.

Além disso, hoje em dia, as pessoas estão em busca de experiências e atendimentos personalizados. Por isso, cada vez mais, é preciso conhecer mais sobre os seus clientes para oferecer um serviço de qualidade.

Uma dica é realizar ações e promoções que precisem realizar cadastros e fazer pesquisas de perfis, é muito bom para engajar os seus clientes. Assim, você os conhece e ainda consegue captar informações para outros possíveis investimentos.

Faça um planejamento para os investimentos

Após ter o conhecimento do seu público-alvo, a próxima etapa é planejar a sua aplicação. Afinal, qualquer procedimento grande, principalmente quando se trata de investimentos, tem mais chances de ter bons resultados quando é planejado.

Assim, fica menos propenso que o seu investimento não dê retorno ou que você perca dinheiro. Então, estude bem o mercado, analise os concorrentes, compare com seus investimentos passados, veja se encaixa com o seu público-alvo… Tudo isso deve ser analisado antes de tirá-lo do papel. 

Além do aumento da rentabilidade, quando bem estruturados, seus investimentos podem ter retorno positivo de outras formas, como na redução das despesas, aumento da lucratividade e da satisfação dos clientes.

Evite desperdícios e gastos em exagero

Evitar o descontrole financeiro do seu posto de combustível também é essencial para agregar na rentabilidade. Portanto, uma outra dica é prestar atenção aos desperdícios e gastos a mais que o seu posto de serviço tem.

Para isso, o local que é preciso ter mais atenção é o estoque. É preciso evitar desperdícios e compras desnecessárias. Por isso, monte um cronograma e deixe uma equipe responsável por controlar o estoque. Assim, é possível administrar os gastos, saber onde reduzir as despesas e entender onde investir.

Seja parceiro ALE

Por último, mas não menos importante, ter parcerias com grandes nomes do mercado pode te ajudar a trazer mais rentabilidade. Como é o caso da ALE, uma das maiores distribuidoras de combustíveis do Brasil.

Otimizamos os resultados da sua empresa e oferecemos ao seu negócio todos os serviços, logística e operações que você precisa com os mais altos padrões de qualidade.

Também contamos com uma equipe de consultores de varejo que contribuirão na melhoria dos resultados da loja de conveniência. Vamos trabalhar juntos pelo seu sucesso! Entre em contato conosco.

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