Seja um pedestre consciente!

Data da publicação: 27/05/2016

Tags desse post:

Compartilhe:

maio amarelo logo branco

As pessoas que circulam a pé pelas cidades, principalmente nos grandes centros urbanos, devem ter cuidado redobrado com sua própria segurança. Afinal de contas, todos fazem parte do trânsito. Às vezes somos motoristas e outras pedestres. O que não deve variar nunca é o respeito às regras e ao ser humano.

Na hora de andar pela rua, vale aquela velha regrinha ensinada nas autoescolas: “Ver e ser visto”. Ou seja, os pedestres devem ver o movimento dos veículos e certificar-se que estão sendo vistos pelos condutores. Essa dica faz parte do dia a dia do promotor de eventos, Alessandro Junior Gomes. Diariamente, ele anda cerca de dois quilômetros para chegar ao trabalho, passando por ruas bastante movimentadas no Centro de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

“Já aconteceu de eu estar na faixa de pedestres, esperando para atravessar, e um motorista avança o sinal. Procuro agora ter a certeza de que todos os veículos pararam no sinal vermelho e faço até contato visual com os motoristas para eles perceberem minha presença”, comentou.

Ocorre que na pressa do dia a dia, os pedestres cometem erros graves que podem causar acidentes. “Confesso que, por preguiça, já atravessei fora da passarela que estava há pouco mais de 100 metros de mim. Só parei de cometer tal atitude quando presenciei um atropelamento nesse local”, completa Alessandro. Ainda de acordo com ele, mexer no celular enquanto caminha também está na lista dos hábitos que foram descartados, em função da distração que isso provoca. “Sou muito voado. Sempre tropeço quando respondo uma mensagem andando.”

Algumas regrinhas são muito conhecidas, mas não custa repetir:

shutterstock_141226759

  • Posts Relacionados