Um equipamento automotivo que tem se popularizado bastante é o sensor de estacionamento. O acessório, que entrou no mercado associado a modelos importados e de luxo, está se tornando cada vez mais comum e conquistando também consumidores com carros populares. A proposta do aparelho é monitorar e informar o motorista quando o veículo se aproximar de alguma superfície, e assim prevenir contra batidas e evitar pequenos estragos, como amassados ou arranhões na lataria.
Fazer a baliza nem sempre é uma tarefa simples e o sensor pode ser uma grande ajuda não só para quem tem dificuldades, mas também para quem costuma parar em locais muito movimentados, vagas apertadas ou em estacionamentos com pouca iluminação e visibilidade comprometida. Além disso, devido a distrações momentâneas ou pontos cegos na direção, mesmo os motoristas mais experientes estão sujeitos a batida.
O equipamento emite um sinal sonoro que muda a velocidade de repetição à medida que o carro se aproxima ou afasta de qualquer obstáculo, o que permite ao condutor estacionar com mais confiança e tranquilidade. Quanto menor o intervalo entre os sons de bip, menor é a distância. O alcance médio detectado pelo dispositivo é de 150 cm. Os sensores são instalados no para-choque e alguns modelos incluem também um indicador numérico de distância, que fica disponível em um display digital do painel.
Por identificar objetos e superfícies que estão fora do campo de visão do condutor, o sensor se tornou um aliado importante dos motoristas. Além de tornar a manobra mais segura, o equipamento oferece muito mais conforto e praticidade. Como é possível encontrar o item a preços acessíveis, o investimento vale a pena. Segundo Paulo Medeiros, instalador da loja Cometa Acessórios, em Goiânia (GO), o sensor de estacionamento custa em média R$ 160, com serviço de instalação incluso.
Para Paulo, o equipamento é um item vantajoso e facilita bastante na hora de estacionar. “É um investimento que compensa, principalmente para carros maiores, como um sedan. Também vale a pena para quem sente dificuldade para fazer a baliza”, recomenda. O instalador explica que veículos grandes, além de serem mais espaçosos, podem ter um campo de visão reduzido, e por isso o sensor é um bom negócio. Segundo ele, existem várias marcas do dispositivo que oferecem a mesma função e atendem a todos os modelos de carro, tornando o produto mais acessível.