Siga as 9 dicas essenciais antes de viajar neste verão

Data da publicação: 25/01/2018

Tags desse post:

Compartilhe:

No verão, é normal reforçar os cuidados com o corpo, mas o seu companheiro de rodas também necessita de mimos especiais para enfrentar o tempo quente.  Se você ainda vai pegar estrada neste restante de férias, siga as nossas 9 dicas essenciais para evitar surpresas desagradáveis.

1- Faça um check-up
Verifique se o motor do seu carro está impecável, assim como o nível de água, óleo, fluidos e filtros, que são itens fundamentais para garantir a temperatura e lubrificação adequada do motor. Fique atento a barulhos na suspensão como batidas secas, rangidos ou ruídos que dão a impressão de algo frouxo. Peças da suspensão sofrem desgastes e necessitam reparos. A falta de manutenção pode comprometer a segurança dos passageiros.

2- Verifique a documentação
Veja se os documentos do veículo estão em ordem, como o licenciamento e o IPVA. A validade da carteira de habilitação (CNH) do motorista também deve ser conferida.

3- Veja o nível do líquido da bateria
A bateria costuma ser trocada de quatro em quatro anos, sendo que a sua longevidade depende muito dos cuidados. Para não ser surpreendido este verão, verifique o nível do líquido da bateria, para depois proceder à sua limpeza.

4- Confirme se todas as luzes e limpadores estão funcionando
Não negligencie as consequências de um farol avariado, que vão além das óbvias questões de segurança, podendo implicar multas e despesas que você não estava contando neste verão. Verifique todos os itens sem exceção (não se esqueça dos piscas!), muitas vezes o problema é resolvido com uma simples substituição de lâmpadas. Aproveite também para corrigir o alinhamento dos faróis. Lembre-se de testar o funcionamento dos limpadores, desembaçadores, o estado de conservação das palhetas e o nível do reservatório de limpeza. Mantenha os vidros bem limpos, pois essa medida facilita o escoamento da água da chuva.

5- Verifique o estado dos pneus
O único componente que liga o seu automóvel ao solo são os pneus. Com temperaturas elevadas e devido ao uso constante nas longas férias, eles são mais exigidos, então pneus em más condições de conservação é muito perigoso. Não corra riscos, verifique as condições dos pneus, inclusive do estepe. Se houver bolhas é sinal de que existe algum dano na estrutura e uma substituição deve ser feita. O desgaste irregular na banda de rodagem é indicativo de desalinhamento da suspensão ou de pressão inadequada no pneu por longos períodos. Cheque a pressão de todos os pneus e considere a quantidade de passageiros e bagagem que o carro irá carregar, pois quase todos os modelos exigem pressões diferentes para esta condição.

6- Experimente o ar condicionado
Antes dos termômetros subirem para valores escaldantes, verifique o estado do ar condicionado. Este dispositivo requer uma manutenção regular do nível dos fluídos e filtros para que o seu funcionamento se mantenha eficaz. Verifique também com os profissionais se o ar condicionado necessita de tratamento contra bactérias. Não esqueça que nesse período do ano o ar salva.

7- Procure o manual do veículo
Por mais duradoura e íntima que seja a sua relação com o seu automóvel, é bem possível que não saiba todos os segredos da sua mecânica ou eletrônica. Por isso é sempre bom ter o manual do fabricante por perto.

8- Se não sabe onde está o macaco, descubra
Estudos recentes revelam que uma elevada percentagem dos motoristas não sabe onde se encontram o estepe e o kit de acessórios. Muitos só se dão conta que estes componentes não estão em condições ou, pior, nem sequer existem, depois que se deparam com algum incidente. Não se deixe surpreender. Faça uma vistoria: o kit formado por chave de rodas, triângulo e macaco, na maioria dos carros, fica no porta-malas, embaixo do estepe.

9- Prepare um kit de emergência
Agora que você está pronto para enfrentar sem sobressaltos a estrada, providencie um kit de emergência com medicamentos para enjoo, dor de cabeça, curativos, sacola plástica, papel higiênico. Não esqueça de alguns equipamentos essenciais: cabos de bateria, flanelas, lanterna, fita adesiva e isolante e ferramentas básicas. Tais objetos poderão ser úteis em alguma emergência ou até mesmo auxiliar algum motorista menos preparado que encontre pelo caminho.

  • Posts Relacionados