Quando um carro já está com alta quilometragem o motor costuma dar sinais de que sua vida útil está chegando ao fim. Esse “prazo de validade” depende da forma como o carro é usado, da periodicidade da manutenção e do cuidado de quem dirige.
Independentemente do tipo ou tempo de uso do automóvel, é importante ficar atento aos indícios de que o motor deve ser trocado ou retificado.
De olho nas pistas
O atrito constante faz com que as peças do motor fiquem mais gastas, resultando em folgas entre as peças. Essa situação eleva o consumo de óleo, baixa potência, ruídos e fumaça no escapamento. Assim que esses sinais forem percebidos, é recomendado que o veículo passe pela inspeção de um profissional para indicar qual é a melhor solução.
Troca de óleo
O uso de óleos de alta quilometragem é recomendado quando o desgaste das peças ainda não está acentuado, ou com quilometragem acima da marca dos 100 mil quilômetros (consultar a recomendação do fabricante). O óleo de alta quilometragem diminui o espaço entre as peças, evitando a queima excessiva do lubrificante. Além disso, ele protege de novos desgastes e pode melhora a potência do motor.
Retificação
O serviço consiste em desmontar o motor com muito cuidado para evitar que as peças sejam danificadas. Cada item passa por uma limpeza e, em seguida, são medidas e analisadas de acordo com as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). As peças que não estão de acordo são descartadas e substituídas por modelos novos. Após esse processo, o motor é montado e instalado novamente no automóvel. Caso você escolha esse serviço, procure uma oficina de confiança.
Dicas da ALE para cuidar do motor
Para prolongar a vida útil do motor a melhor solução é manter em dia as revisões, seguindo as recomendações do fabricante. Além disso, use combustível de alta qualidade. O combustível adulterado pode conter substâncias que afetam diretamente o desempenho do carro.