Treinamentos essenciais para a equipe de frentistas do seu posto de serviços

Data da publicação: 28/06/2021

Compartilhe:

Dois frentistas dos Postos ALE, um homem e uma mulher, sorriem e seguram a ponta da aba de seus bonés (como se estivessem cumprimentando) em frente a uma bomba de combustível

Quem passa nos Postos ALE sabe que a equipe de frentistas ALE está preparada para oferecer um atendimento premium a qualquer cliente, ou buscar a solução para eventuais problemas que possam surgir no veículo ou no trajeto de quem para no posto de serviços.

Um atendimento completo e multidisciplinar deixou de ser diferencial. Isso porque o consumidor de um posto de combustível não busca mais apenas preços competitivos. Ele quer uma experiência completa no posto, que vai do abastecimento até a manutenção do veículo — e passando por outros cuidados, como uma pausa para um cafézinho e até refeições completas.

Por isso, cuidar com atenção do treinamento da equipe de pista num posto de serviços é essencial. Não apenas pelo bom atendimento durante o abastecimento, mas também para que o cliente entenda todas as vantagens que o seu posto oferece e tenha acesso a essa experiência completa que mencionamos.

Para isso, existem alguns treinamentos básicos que sua equipe precisa ter. Confira a seguir!

Atendimento ao cliente

A capacitação para que frentistas construam um bom relacionamento com os consumidores durante o abastecimento é essencial para um posto de serviço. O contato com o cliente ainda dentro do veículo é o “cartão de visitas” do posto, e é o bom atendimento que leva o consumidor a explorar outras opções de serviços no local.

Durante o treinamento, os frentistas aprendem sobre normas de educação, comunicação, solução de problemas e também formas de ampliar a experiência do consumidor no posto, seja perguntando se o cliente deseja algo a mais ou oferecendo serviços adicionais.

Segurança

Por lidar com combustíveis inflamáveis, a equipe de frentistas precisa estar preparada para lidar com eventuais acidentes. É fundamental que normas de segurança sejam bem detalhadas para clientes e toda a equipe. O treinamento é normalmente feito por um membro do Corpo de Bombeiros ou por um especialista em segurança do trabalho, que ensinam dicas importantes para o bem-estar de todos e também como evitar riscos e acidentes.

Produtos e serviços oferecidos no posto

Todo consumidor quer economizar na hora de abastecer, e a pessoa ideal para auxiliá-lo é o frentista. Nesse tipo de curso, ele aprende pautas sobre como conferir o troco, explicar as modalidades de pagamento no posto e também as vantagens que os diferentes combustíveis têm para o veículo.

Uma dúvida de muitos clientes é sobre as diferenças entre combustíveis normais e aditivados, como a gasolina. Vale a pena apostar num treinamento para que a equipe de pista saiba explicar as diferenças de forma segura e clara, gerando confiança e credibilidade ao consumidor.

Identificação de problemas mecânicos

Quem não deseja passar no posto e sair com um diagnóstico confiável sobre um problema no veículo? Treinar a equipe do posto para identificar possíveis condições negativas no veículo, de forma a alertar o cliente sobre futuros riscos, pode ser uma forma de gerar ainda mais credibilidade e confiabilidade para quem passa no seu posto.

Identificar problemas vai além de falar sobre a condição do pneu ou a necessidade de colocar água no radiador. É importante que o frentista esteja atento para ruídos, peças desencaixadas, componentes que precisam de limpeza e outras condições identificáveis a olho nu. Pode ser a deixa para oferecer um serviço adicional de manutenção no próprio posto de serviços.

Se você é um revendedor ALE, já sabe que temos todos esses treinamentos e muito mais opções de cursos, workshops e atividades para a equipe de frentistas e colaboradores na Academia Corporativa, o setor da ALE que cuida do aprimoramento pessoal e profissional dos nossos revendedores, gerentes, frentistas e atendentes de loja.

Você sabe que o conceito de frentistas, em que eles ficavam esperando os veículos somente para abastecer é coisa do passado? Agora esse profissional precisa ser um vendedor de pista. Quer entender melhor? Leia sobre as 6 habilidades e competências que um bom vendedor de pista deve ter.

  • Posts Relacionados

  • Licenças ambientais para postos de combustíveis: saiba como funciona

    ›››
  • Veja todos os tipos de combustíveis existentes em um posto de serviços

    ›››
  • Como melhorar o recrutamento de pessoas em postos de serviços?

    ›››
  • Como ter um bom atendimento no meu posto de combustível?

    ›››